Movimentos sociais, em Alagoas, discutem a Saúde Negra, no Plano Juventude Viva.

06/10/2012 03:28 - Raízes da África
Por Arisia Barros

Representantes de movimento sociais em Alagoas se reuniram nesta quinta-feira (4), com integrantes do Centro de Referência da Saúde do Trabalhador (Cerest), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde e do Ministério da Saúde, tendo como objetivo conhecer aspectos do tema: saúde da população negra no Plano Nacional de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra a Juventude Negra.
A reunião, convocada pela técnica da diretora da Promoção da Saúde da SESAU, Margareth Magalhães, contou com a participação de Rui Silva, da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde.
Santos avaliou que um dos entraves para que as políticas públicas de saúde para a população negra não se efetivem é o racismo institucional.
Conforme Margareth, o convite aos movimentos sociais visou a apresentação de sugestões para execução do plano, e o clamor a sociedade civil a fazer o seu papel.
Diante da observação da gestora, e como representante do Instituto Raízes de Áfricas reafirmamos o interesse do movimento negro, em Alagoas, de colaborar, efetivamente, com a implementação do Plano, mas, que em contrapartida, o Governo do Estado, como gestor da ação, deve abrir, democraticamente, o diálogo com a sociedade civil.
A sugestão foi a realização de um encontro ampliado com todas as secretarias estaduais que gestam o Plano e representações dos ministérios, tendo como objetivo socializar as ações, metas, prazos do referido com sociedade civil, com ênfase no movimento negro.
Na reunião também foram tratados outros pontos da pauta, dentre eles a Criação do Comitê técnico da Saúde, os 85 milhões que serão investidos em Alagoas, o Projeto Festival da Juventude de Alagoas e o protocolo de um documento no Palácio República dos Palmares solicitando a reunião ampliada com as secretarias.
Conforme acordo com o plenário presente, o Instituto Raízes de Áfricas assumiu a responsabilidade de elaborar o documento, submetê-lo a apreciação por e-mail e protocolar junto ao Palácio.


Sobre o Plano Nacional de Prevenção à Violência contra a Juventude Negra.

Iniciativa ambiciosa do Governo Federal, o Plano Nacional de Prevenção à Violência contra a Juventude Negra, intitulado “Juventude Viva” foi lançado em Alagoas , no dia 27 de setembro, no Centro de Convenções, com a presença dos ministros Gilberto Carvalho (Secretária-geral) e Luiza Bairros (Seppir), da secretária nacional de Juventude, Severine Macedo, do governador do estado, Teotônio Vilela, dentre outros.
Conta com a parceria de outros seis Ministérios e busca reduzir o elevado índice de homicídios que atingem os jovens negros em todo o país. Alagoas é estado campeão no genocídio da população masculina, jovem e negra.
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..