Faltando dois dias para a eleição, o quadro eleitoral já parece definido nas duas principais cidades do Estado: em Maceió, com a vitória do tucano Rui Palmeira no primeiro turno, caso seja confirmado o resultado das pesquisas, Ibope deu 46%, e Arapiraca, onde Célia Rocha (PTB) com 49%,segundo Gape/Gazeta,lidera folgadamente contra os adversários: Rogério Teófilo,29% e Alves Correia 10%.

Em outros pequenos municípios como Barra de São Miguel, Paripueira, Estrela de Alagoas e Murici os futuros prefeitos também já parecem definidos.

Em Murici, o comício de encerramento do peemedebista Remi Calheiros já mostrou a sua força eleitoral que vai se reeleger pela quarto mandato, tornando-se assim o político no município com mais tempo na prefeitura. Ele tem dois mandatos de quatro anos, assumiu pela terceira vez, com a saúde de Renan Filho, que se elegeu deputado federal em 2010. A reeleição de domingo lhe dará o quarto mandato. Os seus adversários, vereador Cardoso (PSD) e o Cristhiano do PT disputam acirradamente quem vai ficar no segundo lugar.

Na cidade de Paripueira, Abrahão Moura (PP) mais bem avaliado prefeito que está encerrando o mandato no dia 31 de dezembro deste ano, deve ter uma das reeleições mais tranquilas dos 102 municípios alagoanos, podendo chegar até 86% dos votos válidos – marca essa só alcançada pelo governador Divaldo Suruagy quando se elegeu no segundo mandato.

Na Barra de São Miguel o empresário Zezeco (PP), que lidera desde o inicio da campanha todas as pesquisas de intenção de voto, tem condições de bater fácil a candidata a prefeita Taciane Ferro, filha do ex-deputado Cícero Ferro e apoiada pelo prefeito afastado Reginaldo José Andrade (PTB).

Outra candidatura jovem é de Estrela de Alagoas, onde Arlindo Garrote(PP) é o franco favorito a ser prefeito na cidade em que seu pai e mãe já foram prefeitos.

Em Coruripe as previsões dão como certo o retorno pela terceira vez do Joaquim Beltrão (PMDB). Outro membro da família Beltrão que deverá sair vitorioso nas urnas é Marcius Beltrão (PDT), em Penedo. Ele tem tudo para derrotar o democrata Israel Saldanha e sua vice Ivana Toledo, esposa do secretário estadual de Saúde, Alexandre Toledo.

Em Delmiro Gouveia o empresário Lula Cabeleira e sua filha Ziane Costa, como vice, ambos do PMDB, deverá vencer o Padre Eraldo, colecionador de derrota em sua trajetória política. Já perdeu como candidato a deputado estadual e também na disputa de 2010 como suplente da senadora Heloisa Helena. O sucesso que ele tem alcançado na área eclesiástica não se repete na política.

Pilar é quem embora tenha quatro candidatos a prefeitos, a disputa acirrada vai ficar entre a mesma família: Carlos Alberto Canuto (PMDB) tenta chegar pela terceira vez ao cargo de prefeito com apoio dos senadores Collor e Renan contra o seu sobrinho, tucano Renatinho, apoiado pelo governador Teotonio Vilela, o vice-governador Thomaz Nonô e o senador Benedito de Lira.

acesse>twitter>@Bsoutomaior