Delegado-geral visita região Norte de Alagoas

26/09/2012 15:43 - Polícia
Por Redação
Image

Encerrando o ciclo de visitas da área 3, o delegado-geral da Polícia Civil, Paulo Cerqueira, esteve presente nesta quarta-feira (26), no Norte de Alagoas, dando continuidade a estratégia de aproximação da cúpula da PC com delegados, agentes e escrivães das diversas regiões do Estado.

Dentro do plano de gestão integrada, o 8º encontro, que aconteceu na Câmara Municipal de Matriz de Camaragibe, contemplou os municípios de São Miguel dos Milagres, Japaratinga, Maragogi, Porto Calvo, Passa de Camaragibe, Porto de Pedras e São Luiz do Quitunde e, contou com a presença do diretora de Polícia Judiciária da Área 3, delegada Sheila carvalho, do diretor de Informática e Estatística, delegado Medson Maia e delegado regional de Matriz, Jorge Barbosa.

Dentro do plano de gestão integrada, o 8º encontro, que aconteceu na Câmara Municipal de Matriz de Camaragibe, contemplou os municípios de São Miguel dos Milagres, Japaratinga, Maragogi, Porto Calvo, Passa de Camaragibe, Porto de Pedras e São Luiz do Quitunde e, contou com a presença do diretora de Polícia Judiciária da Área 3, delegada Sheila carvalho, do diretor de Informática e Estatística, delegado Medson Maia e delegado regional de Matriz, Jorge Barbosa.

No início da visita, Paulo Cerqueira discutiu as dificuldades das delegacias locais, apresentou todos os serviços levados para o interior e evidenciou a necessidade de cada policial buscar capacitação por meio de cursos presenciais e à distância.

“Com as ações desenvolvidas em Matriz, nos aproximamos dos colegas de profissão, conhecemos suas necessidades e buscamos sanar as dificuldades. Como primeiro passo, estamos trazendo para o interior diversos serviços, que facilitarão o processo investigativo, a exemplo do acautelamento e manutenção de armas e trocas de coletes e estamos estudando ainda a possibilidade de realizar capacitação nas regionais”, esclareceu.

O delegado-geral afirmou ainda que desde o início de sua gestão na PC tem desejado unir as classes. “Estes encontros estão oportunidades de construir uma aproximação dos membros da Instituição. Estou disponível para atender, na Delegacia Geral, todos que compõem a PC", declarou.

A iniciativa desloca a estrutura da PC para as delegacias do interior, descentralizando o atendimento e colocando a disposição dos policiais todo o apoio logístico, por meio de serviços e treinamentos.

Foram levados para Matriz de Camaragibe, treinamento para uso do Sispol (Sistema de Informação Policial) e Infoseg, importantes ferramentas de investigação; Virtualização de inquéritos , uso da certificação eletrônica e digitalização de inquéritos.

A Equipe do Gercame (Gerência de registro, regulamentação e controle de armas, munição e explosivos), ofereceu manutenção de armas, realizada pelos armeiros da PC, como também instrução sobre o funcionamento de armas.

Durante este trabalho foi possível também realizar acautelamento de armas e coletes para chefes de operações, como atualização da carga de armamento em todos os distritos policiais.

O serviço de manutenção de rádios comunicadores instalados nas viaturas e na delegacia também foi disponibilizado.

O setor de mandados de prisão apresentou dicas de como melhorar a comunicação entre a central de mandados de prisão, da delegacia geral com as demais delegacias.

De acordo com a delegada Sheila Carvalho, a iniciativa é uma novidade na gestão da PC e fará muita diferença no trabalho policial no interior. “Desejamos criar outros momentos como este, que junta a parte administrativa da diretoria com policiais que estão na atividade fim”, ressaltou.

A diretora afirmou ainda que está disponível para acompanhar diariamente às ocorrências e dar apoio organizando e participando ativamente de ações planejadas.

Na ocasião, o Gerente de Operações da DPJA 3, Denilson Ferreira, demonstrou o modelo de recognição visuográfica no local de crime contendo informações que serão relevantes para a resolução do crime e que darão subsídio ao inquérito policial. "Com este procedimento é possível materializar indícios e provas dos delitos, por intermédio de imagens e fotos do lugar onde ocorreu a infração penal“, explicou.

Para Medson Maia, trazer a estrutura do Deinfo para o interior, serve ainda para conhecer as principais dificuldades dos distritos policiais, tentar sanar as dificuldades e elaborar um diagnostico estrutural e de pessoal na PC. “Montamos uma estrutura na Delegacia Regional e vamos conhecer as necessidades locais e assim conseguir planejar também distribuição e reaparelhamento”, declarou.

Ontem (25), o delegado-geral esteve em Novo Lino e sua próxima visita será no sertão de Alagoas.

Dentro das ações desenvolvidas, equipes do Tigre (Tático Integrado de Grupamentos de Resgates Especiais), cumpriram diversos mandados de prisão, em Porto Calvo, expedidos pela Justiça alagoana.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..