A Roda de Conversa Ori, idealizada pelo Instituto Raízes de Áfricas aconteceu nesta segunda, 24 de setembro e contou com a parceria da assistente social, Silamra Mendes, coordenadora do Curso de Serviço Social da Faculdade Integrada Tiradentes.
Com um público de 80 pessoas, a atividade discursiva trouxe valiosas contribuições dos debatedores para o tema: A violência e a Ausência do Poder do Estado.
Dentre várias propostas, a vereadora Heloísa Helena ressaltou a necessidade de atividades sustentáveis para que a população menos aquinhoada tenha espaços de oportunidades, dignidade e qualidade de vida.
Mesmo tendo uma grande parcela de pobres e miseráveis em sua população, contraditoriamente, Alagoas possui uma expressiva concentração de riqueza nas mãos de algumas poucas e tradicionais famílias. Riqueza que deveria ser distribuída com a população- o que não ocorre - disse a vereadora.
Carlos Martins, o sociólogo falou da cruel realidade dos números da violência em Alagoas, como da precariedade dos instrumentos de segurança pública, evidenciados nos relatórios oficiais, nos quais se constatam, pelos resultados, a ineficiência do aparato público na resolução dos casos de homicídios no estado.
A Roda de Conversa visou também construir pontes junto a sociedade civil, estimulando a participação na discussão sobre os Planos Brasil Mais Seguro e Juventude Viva
A Roda De conversa aconteceu no auditório da Faculdade Integrada Tiradentes, localizada no bairro, Mangabeiras, na Av. Comendador Gustavo Paiva, 2990, em Maceió.