Leio uma conversa no facebook sobre a Cartilha Omirá Ciclos de Vida: "A Saúde Afro-Brasileira, da Gestação à Infância" idealizada pelo Projeto Raízes de Áfricas, representação do movimento negro alagoano, com o apoio institucional da Secretaria de Estado da Saúde, em Alagoas e dá uma felicidade danada saber que a Cartilha tem cumprido seu papel de despertar interesses, suscitar discussões Brasil a fora e adentro.
Em sua primeira edição, lançada em 31 de agosto, em Sessão Pública na Assembléia Legislativa de Alagoas, presidida pela deputada Patrícia Sampaio, a Omirá apresentou a necessidades de alguns ajustes e estamos, realizando-os, junto com a Diretoria da Promoção da Saúde da Sesau.
Segundo Eliana Padilha: “A cartilha é agora mais um instrumento que será utilizado para instruir profissionais, gestores e quilombolas sobre as necessidades da população negra, incrementando o serviço de saúde para um atendimento de qualidade”, disse Eliana Padilha, informando que ações como a Cartilha Omirá são de importância singular e de grande contribuição para a sociedade.
Enquanto isso, o Projeto Raízes participa de encontros pelo Brasil a fora e adentro, apresentando a Omirá, buscando a escuta de outras vozes e experiências.
Com articulação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e apoio institucional da Secretaria Municipal da Reparação (SEMUR) , a Cartilha Omirá foi lançada em Salvador em 06 de setembro. E será lançada ainda em Brasília, Divinópolis/Minas Gerais e Aracaju.
E para os companheiros e companheiras da conversa abaixo: uns aguardem e confiem. Logo, logo haverá a disponibilidade para todos e todas.
(...) Tem em formato pdf?
(...) Carlos Roberto Silva Divulgue isto no face negros do Brasil
(...) - Infelizmente não encontramos disponibilizados essa importante ferramenta para baixar o conteúdo em PDF seria interessante questionar no site nos acima, não ha em nenhum formato eletrônico da Cartilha Omirá, entretanto encontrei no Ministério da Saúde SUS uma outra cartilha que trata também do tema saúde na população negra pelo ao menos é uma saída essa é de 2001 .
(...) - Faço curso de Direito em uma Universidade só p/ negros, tem como enviar um exemplar? Seria de grande valia.
(...) Não consigo baixar Ney Didãn
(...) Aylton Brasil se você ler o texto inicial esse foi exatamente o questionamento, pois não ha disponível em Pdf,e os exemplares foram distribuído em Alagoas. Seria interessante entrar no site que indiquei e você falar diretamente com a responsável, quis mostrar a todos nesse sentido que as coisas importantes para população negra são feitas,dessa forma para poucos...
(...) - Ivan Berg copie e cole na barra essa é uma outra cartilha feita em 2001 com o tema Saúde da População Negra da Organização Pan-Americana da Saúde muito interessante , veja também ,Aylton Brasil não é a mesma cartilha Omirá mas é uma cartilha também importante veja. Acho que a cartilha Omirá teremos de ter muita milonga, pra vê ela disponibilizada para Todos.