Heloisa Helena e o sociólogo Carlos Martins discutem Violência em Alagoas.

18/09/2012 20:43 - Raízes da África
Por Arisia Barros

O Instituto Raízes de Áfricas promove Ori- Uma Roda de Conversa sob o tema : A Violência em Alagoas e a Ausência do Poder do Estado.
Ori na língua africana significa consciência.
A Roda de Conversa que tem como debatedor@s a vereadora Heloísa Helena e o sociólogo Carlos Martins, acontece dia 24 de outubro, às 9 horas da manhã na Faculdade Integrada Tiradentes,
Com entrada gratuita e aberta ao público, a programação da Roda de Conversa se propõe a promover reflexões sobre essa linguagem da violência que se torna cada vez mais institucionalizada, em Alagoas.

Alagoas é o Estado mais violento do Brasil e Maceió a 3ª cidade mais violenta do mundo.

Alagoas ocupa a posição do estado mais violento do país e a sua capital a terceira mais violenta do mundo, segundo o último relatório da ONU. A causa desta violência, segundo o organizador do Mapa da Violência na América Latina, o sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz, é a ausência do poder do Estado, enquanto instituição e não aparelho governamental.
No ranking por Estados, Alagoas aparece como o mais violento, com taxa de 66,8 homicídios por 100 mil habitantes. Pelo ranking das capitais, metade das que apresentaram as taxas de homicídios mais altas de 2000 a 2010 estão no Nordeste. A lista é puxada por Maceió (AL), com 109,9 homicídios por 100 mil habitantes, e que era a oitava em 2000.
“Em Alagoas é assim: enquanto se mata um branco, 20 negros são ‘exterminados’ e este número só tende a crescer em 2013, principalmente envolvendo jovens e crianças”,afirma Jacobo Waiselfisz.

Quem são os  debatedor@s?

Heloisa Helena- Professora da Universidade Federal de Alagoas, Enfermeira. Foi Senadora. É Vereadora. Avó de Júlia!
Carlos Martins, sociólogo cursa mestrado na Universidade Federal de Alagoas, e recentemente sentiu na própria pele a onda de violência ao ser abordado dentro de sua residência por policiais encapuzados que se recusaram a mostrar identificação ou a mesmo indicar o comandante da operação. Carlos Martins foi algemando e humilhando.
Haverá entrega de exemplares do Estatuto da  Igualdade Racial. Para maiores informações (82)8827-3656/3231-4201
raizesdeafricas@gmail.com
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..