O delegado-geral da Polícia Civil de Alagoas, Paulo Cerqueira, por meio da Delegacia Interativa (DI), divulgou na manhã desta segunda-feira (17), o relatório estatístico sobre levantamentos e boletins de ocorrência (BOs), elaborado pela DI, da Divisão Especial de Investigações e Capturas (Deic), contendo as ocorrências verificadas durante o mês de agosto deste ano.
Para Paulo Cerqueira, o serviço que possui plantão 24 horas, garante resposta quase que imediata no registro de BOs. “A DI foi criada com o objetivo de desafogar as delegacias e garantir um serviço mais rápido para os alagoanos. Pela DI, todos são atendidos sem precisar sair de casa”, esclareceu.
Conforme o relatório, nesse período, a equipe de policiais da DI avaliou mais de 2.000 boletins de ocorrências, com destaque para 1.621 casos de extravios de documentos pessoais, aparelhos celular e cartões de creditos.
Cerca de 380 casos de furtos de documentos e celular também foram registrados e mais 56 casos de crimes de internet ocorridos em Alagoas, alcançando uma média diária de 66 casos registrados pela população de forma virtual.
Segundo João Lira Lucena, Gerente da DI, O relatório mostra que 78,84% das ocorrências registradas trataram de extravios; 18,43% foram relacionadas a furtos e 2,73% foram casos de crimes de internet, como invasão de e-mails, redes sociais, dentre outros.
De acordo com o documento, além das avaliações dos BOs, a Delegacia Interativa também realizou 312 pesquisas de pessoas e veículos suspeitos, conforme solicitações dos diversos órgãos policiais, a exemplo da Divisão Especial de Investigações de Capturas (Deic), com a intenção de fornecer informações para as investigações da Polícia Civil.
João Lira informou ainda que no momento o site está em transição e que em breve a população será beneficiada com inovações tecnológicas. “Estamos desenvolvendo um novo site mais dinâmico, com mais recursos e novidades”.
A Delegacia Interativa foi criada, numa parceria entre a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o ITEC (Instituto de Tecnologia de Alagoas) e a Secretaria da Defesa
Social, por meio da Polícia Civil com a finalidade de alcançar maior agilidade e qualidade no atendimento à sociedade. Desde a sua criação, a Delegacia Interativa já registrou mais de 1 milhão de acessos.
Com este serviço, a população pode registrar BOs de perdas ou furtos de documentos, e objetos de pequeno valor pela internet, no endereço: delegaciainterativa.al.gov.br