Preocupado com a segurança no pleito eleitoral em todos os municípios alagoanos, o desembargador Orlando Monteiro Cavalcanti Manso, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), instituiu, na última sexta-feira (07), a Comissão de Instrutores do Projeto de Capacitação das Forças Policiais.

Nesta segunda-feira (10), a comissão se reuniu pela primeira vez com representantes da Polícia Militar de Alagoas (PM/AL), Policial Civil (PC), Polícia Federal (PF) e Polícia Rodoviária Federal (PRF). Presidida pelo desembargador eleitoral Luciano Guimarães Mata, a comissão tem como sub coordenadores os juízes eleitorais Carlos Cavalcanti de Albuquerque Filho e Sandro Augusto dos Santos.

Na reunião desta segunda, os magistrados eleitorais definiram, juntamente com os representantes das forças policiais, as datas das capacitações para os policiais, que serão ministradas. Presidida pelo desembargador eleitoral Luciano Guimarães Mata, a comissão tem como sub coordenadores os juízes eleitorais Carlos Cavalcanti de Albuquerque Filho e Sandro Augusto dos Santos.

Na reunião desta segunda, os magistrados eleitorais definiram, juntamente com os representantes das forças policiais, as datas das capacitações para os policiais, que serão ministradas por servidores da Justiça Eleitoral alagoana. Entre os temas que serão abordados, destaque para a colheita de provas e as maneiras de fiscalizar a atuação dos eleitores, candidatos e partidários antes e durante o pleito eleitoral.

A primeira capacitação acontecerá no dia 17 de setembro, no auditório do Fórum Eleitoral de Maceió, e será direcionada aos delegados da Polícia Civil e da Polícia Federal, além de alguns integrantes da Polícia Rodoviária Federal. O treinamento segue no dia 24 de setembro, no auditório do Senai (Poço), quando serão beneficiados policiais militares que serão indicados pelo comando da corporação.

“O encontro foi importantíssimo, especialmente porque ouvimos as principais preocupações dos responsáveis pelas forças policiais e nosso objetivo principal, a partir de agora, é tentar transformar tudo em soluções práticas.

Se existem palavras que definem uma boa atuação policial nas eleições é integração e planejamento”, disse o desembargador eleitoral Luciano Guimarães Mata.