O Secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Napoleão Casado, reuniu-se quinta-feira (30) com o novo comandante do Batalhão de Policia ambiental (BPA), coronel José Batista de Oliveira. O objetivo do encontro foi fazer uma avaliação das atividades realizadas pelo BPA nas Áreas de Proteção Ambiental (APA) de Alagoas, em especial a da Marituba do Peixe.
“Os serviços realizados pelo batalhão no que tange às ações de combate aos crimes ambientais têm sido de suma importância para o Estado”, frisou o secretário. O encontro entre as lideranças serviu para reforçar o Protocolo de Intenções que existe entre o Governo do Estado e BPA e para que o comandante fizesse uma avaliação dos serviços que vêm sendo executados pelo batalhão na APA da Marituba do Peixe, nos municípios de Penedo, Piaçabuçu e Feliz Deserto. Para isso, o BPA fará um relatório sobre os problemas e dificuldades encontrados durante os serviços.
Localizada na Várzea da Marituba, conhecida como o Pantanal Alagoano e com uma extensão territorial de 18.556 hectares, a APA da Marituba possui em seu entorno, três usinas de cana-de-açúcar, projetos de irrigação da Codevasf e os rios Piauí, Perucaba, Marituba e Camundongo. Por conta disso, a área possui diversas complexidades que elevam a pressão sobre a unidade, necessitando de maior fiscalização por parte do poder público.
Para atuar no processo de fiscalização e combater os crimes ambientais em Alagoas, o BPA atua nas reservas do Pratagy, Marituba do Peixe, Santa Rita, Murici, Resex do Roteiro, Resex Saco da Pedra e demais áreas do território alagoano onde haja áreas de proteção.
O BPA atua em conjunto com as equipes técnicas da Semarh e do Instituto do Meio Ambiente (IMA), órgão responsável pela fiscalização e supervisão dos usos na unidade de conservação