Vamos federalizar a Polícia Militar, já!

30/08/2012 10:47 - Blog do Bob
Por Roberto Vilanova

A criação da Força Nacional de Segurança Pública é o embrião para se federalizar a Polícia Militar, o que seria uma boa. A PM é a força auxiliar do Exército e deveria – deve – atuar nos moldes da Guarda Nacional dos Estados Unidos.

Aliás, no Brasil não se deu também o nome de Guarda Nacional devido às reminiscências da época do Império, com o regente Feijó, que foi o criador da Guarda Nacional brasileira – que se deturpou devido à politicagem.

A federalização da PM é uma das saídas para que se obtenha sucesso no combate à violência que se espalhou pelo país sem poupar ninguém. Mataram um delegado em São Paulo; em Goiânia mataram a filha de um deputado estadual, apesar de ela ser deficiente; e, em Brasília, só no mês passado foram registrados 47 sequestros relâmpagos – mais de 1 sequestro por dia.

E por que a federalização da PM seria – será – uma boa? Porque eliminaria-se a politicagem estadual, unificaria-se os soldos e daria-se a oportunidade que falta para a proposta do senador Renan Calheiros, com a PEC 300, ser implementada.

Com a federalização da PM o organograma da segurança pública no país ficaria assim: uma polícia militar e fardada e a polícia federal, civil, incumbida da investigação que descamba para o processo judicial.

Taí uma ideia que concordo. Federalização da PM, já!
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..