Descobriram a seca em Alagoas! É que para o ano tem eleição. Ah, bom...

05/03/2013 06:23 - Blog do Bob
Por Roberto Vilanova

Dizem que se Pedro Álvares Cabral tivesse penetrado 50 léguas para o interior, também teria “descoberto” a seca no Nordeste em 1500.

Mas, como se limitou ao litoral, o feito coube ao jesuíta Fernão Cardim, em 1573. Cardim chegou ao Brasil em 1551, na equipe do Manoel da Nóbrega, e logo se embrenhou pelo sertão no trabalho de preação e conversão dos índios.

Em 1573, Fernão Cardim avistou um grupo de índios que fugiam da seca. O jesuíta e a sua equipe estavam exatamente onde hoje é a divisa de Alagoas com a Bahia, Pernambuco e Sergipe, no alto Sertão do São Francisco.

Na biblioteca do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs), em Fortaleza, tem livros sobre a seca no Nordeste brasileiro que não acabam mais. Um deles, interessantíssimo, relata essa “descoberta” de Fernão Cardim.

Com um detalhe: tratava-se dos índios que habitavam no litoral do Baxio de Dom Rodrigo, em Coruripe, e que foram perseguidos depois do episódio envolvendo o primeiro bispo do Brasil, dom Péro Fernandes Sardinha.

Passados mais de 500 anos, soube que os políticos“descobriram” a seca em Alagoas na semana passada.

Demorou...

E haveria de demorar mais, se para o ano não tivesse eleição. É a velha prática de amealhar votos expondo a miséria alheia, porquanto o fim justifica os meios. E o sertanejo otário vai na onda, se comove e dá-lhe os votos que viram uma arma contra eles mesmos porque seca é igual ao Carnaval – tem todo ano, inclusive no ano eleitoral.

Tratam a seca como fenômeno, porque assim é mais fácil desviar dinheiro público e manipular os flagelados na eleição.

Traga-me um copo d´agua, tenho sede, e essa sede pode me matar. Minha garganta pede um pouco d´agua...

Água?! Pra quê o sertanejo com água? Se derem água ao sertanejo ele logo esquece que um dia não podia mitigar a sede e aí não vota mais nos "Sassás Mutemas" da política.

Resolver o problema da seca? Pra quê?!

Se resolverem o problema da seca o sertanejo esquece que um dia viveu à míngua e aí, como fica a campanha em 2014 – e logo eles, que nada fazem em 4 anos, mas querem se reeleger?

E Sabe de uma coisa:

Comida é pasto; bebida é água. Vocês, sertanejos, têm fome de quê? Tem sede de quê?
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..