Cartilha Omirá será lançada em Sessão Pública na Assembléia Legislativa.

19/08/2012 11:18 - Raízes da África
Por Arisia Barros

O Projeto Raízes de Áfricas, em parceria com a Assembléia Legislativa do Estado de Alagoas, através do mandato da deputada Patrícia Sampaio realiza dia 31 de agosto, às 09 horas, no plenário da Assembléia Legislativa a Sessão Pública denominada Ilerá: “Afirmando a Saúde da População Negra na Agenda das Políticas Públicas” que marca a abertura oficial do XII Ígbà- Seminário Afro-Alagoano: A Politica Nacional de Saúde Integral da População Negra e o lançamento da Cartilha Omirá Ciclos de Vida: “A Saúde Afro-Brasileira, da Gestação à Infância”.
Ilerá na língua africana quer dizer saúde.
Como convidada especial da Sessão Ilerá teremos Patrícia Bernardes-Secretária Geral do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Salvado/Bahia.
O XII Ígbà tem o papel estratégico de visibilizar subsídios para as discussões no campo da saúde da população negra, assim como propiciar o intercâmbio entre os participantes, instigando para os determinantes genéticos relacionados às doenças de maior prevalência no gestacional e infância da população negra, promovendo a saúde integral, segundo os princípios da universalidade, integralidade e equidade , garantindo atenção aos aspectos diferenciais da população brasileira.
Contando com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas e Federação das Indústrias do Estado de Alagoas o Seminário Afro-Alagoano terá prosseguimento nos dias 06 e 14 de setembro.

A Cartilha Omirá


Idealizada pelo Projeto Raízes de Áfricas, representação do movimento negro alagoano, a Cartilha Omirá Ciclos de Vida: “A Saúde Afro-Brasileira, da Gestação à Infância” surge com o apoio institucional da Secretaria de Estado da Saude, AL órgão promotor e garantidor da saúde no estado de Alagoas.
Seu objetivo é a produção de conhecimentos, a democratização da informação à população, relacionados às doenças de maior prevalência no gestacional e infância da população negra.
Duas médicas e uma especialista na questão racial participam da Cartilha Omirá, assim descriminadas: a pesquisadora das questões raciais, Ângela Maria Benedita Bahia de Brito, a médica, hematologista Alexandra Ludugero, e Rosana Quintella Brandão Vilela, hematologia e hemoterapia.
Para se inscrever no XII Ígbà- Seminário Afro-Alagoano: A Politica Nacional de Saúde Integral da População Negra é simples. Basta enviar a ficha de inscrição para raizesdeafricas@gmail.com
A participação em todas as Atividades que acontecem em Maceió é gratuita, entretanto a participação com certificado terá a taxa simbólica de R$ 10.00, que será paga no ato da entrega do certificado.
Informações: (82)8827-3656/3231-4201

Programação

Dia: 31 de agosto, às 9 horas
Sessão Pública: * ILERÁ:
Afirmando a Saúde da População Negra na Agenda das Políticas Públicas
Patrícia Bernardes-Secretária Geral do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Salvado/Bahia.
Local: Plenário da Assembleia Legislativa
Praça D. Pedro II- Centro/Maceió, AL
9h00- Composição da mesa
Apresentações culturais:
Interpretação do Hino Nacional, do Hino de Alagoas e Hino à Negritude- Madalena Oliveira
Apresentação do Coral de Idosos do SESC/AL, sob a regência de Jailson Natividade
Interpretação da música Ponto do Colibri- Gustavo Gomes- cantor alagoano.
Lançamento da Cartilha Omirá Ciclos de Vida: “A Saúde Afro-Brasileira, da Gestação à Infância”
*Saúde
Dia: 06 de setembro- Salvador/Bahia ( opcional)

Dia 14 de setembro:
09 horas:
Roda de Conversa:
Raça, racismo e saúde.
10h00- Palestra:
A Politica Nacional de Saúde Integral da População Negra.
11h00- Sessão Pública: *Àroyé
Uma Conversa sobre a Política de Promoção para A Igualdade Racial na Agenda de Governo d@s Candidat@s à Prefeitura de Maceió”.
*Debate
Local: Câmara Municipal de Maceió
Rua Zacarias Azevedo, 399 - Centro Maceió - AL, 57020-470
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..