A fase de produção do Windows 8 foi finalizada e, depois de iniciada a distribuição do sistema operacional para fabricantes parceiras, a plataforma estará disponível para os consumidores a partir de 26 de outubro, segundo informou a Microsoft em comunicado divulgado nesta quarta-feira.

A equipe de engenharia da empresa definiu como um "incrível esforço colaborativo" todo o processo de criação do Windows 8, desde o chipset até a experiência proporcionada ao usuário final. "Juntos, estamos levando aos consumidores uma nova experiência em computadores pessoais que preparam o Windows para um novo mundo de situações e experiências, ao mesmo tempo em que preserva o investimento de 25 anos no nosso software". escreveu o presidente da divisão Windows na empresa, Steven Sinofsky.

O novo sistema operacional da Microsoft permitirá ao usuário armazenar e compartilhar informações entre vários dispositivos, graças ao serviço em nuvem SkyDrive, funcionalidade já oferecida pelas concorrentes Apple e Google. O novo Windows terá uma versão otimizada para aparelhos com tela touchscreen, na tentativa de competir com a Apple e reinventar o Windows.