Mais uma operação conjunta foi deflagrada na noite deste sábado (28) em Maceió. Dando continuidade às ações inseridas no Programa Brasil Mais Seguro – Alagoas, várias unidades pertencentes ao Comando de Policiamento da Capital (CPC) e agentes da Força Nacional de Segurança intensificaram as abordagens em áreas críticas da capital alagoana com o objetivo de combater a criminalidade e apreender armas e drogas, além de evitar os pequenos delitos, como os assaltos, que tendem a ocorrer com mais frequência nos finais de semana.

Somente na noite de ontem, três armas de fogo foram apreendidas, duas em Maceió e uma no município de Rio Largo. Por volta das 21 horas, na Cidade Universitária, policiais militares do Batalhão de Guardas apreenderam um revólver calibre 38 com três munições intactas. A arma foi tomada pela vítima de uma tentativa de assalto, que reagiu e tomou o revólver do assaltante que fugiu do local. A arma foi entregue na Central de Polícia, onde foi realizado o auto de apreensão de arma de fogo.

No mesmo horário, outra guarnição da PM, desta vez do 8º Batalhão, apreendeu outro revólver calibre 38 com seis munições intactas e três pinadas no município de Rio Largo. A arma estava com Emerson dos Santos Silva, de 19 anos, que foi autuado na Central de Polícia por porte ilegal de ama de fogo.

A terceira arma foi apreendida já na madrugada deste domingo, por volta das 4 horas, próximo a Bomba do Gonzaga, no Tabuleiro do Martins. Policiais da Radiopatrulha prenderam Cristiano Santana dos Santos, de 35 anos, que estava com uma pistola calibre 765 com carregador contendo oito munições intactas e duas pinadas. Ao avistar a guarnição, Cristiano ainda tentou se livrar da arma jogando-a no chão. Na Central de Polícia, ele foi autuado por porte ilegal de arma de fogo e falsidade ideológica, já que, no momento de prisão, identificou0se como agente penitenciário.

Além das armas de fogo, a operação também resultou na apreensão de 130 bombinhas de maconha, três barras pequenas de maconha prensada, 28 pedras de crack e a quantia de R$ 20 em espécie. O fato foi registrado por volta das 20 horas, na Favela Sururu de Capote, no Vergel do Lago. A droga foi encontrada após uma abordagem a um adolescente de 15 anos, que estava em atitude suspeita. Com a aproximação da guarnição, ele ainda tentou se desfazer da sacola que continha a droga. O menor foi conduzido à Central de Polícia, onde foi autuado em flagrante pelo ato infracional. No Jaraguá, por volta das 4 horas deste domingo, durante uma abordagem a um táxi (Gol de cor branca e placa NMF-4033), policiais do 1º Batalhão prenderam Adriano Silva do Nascimento, de 31 anos, com sete pedras de crack e 14 bombinhas de cocaína. Ele também foi autuado na Central de Polícia por tráfico de entorpecentes.

Durante toda a noite e madrugada, policiais e agentes da Força Nacional de Segurança realizaram diversas blitzes em pontos estratégicos da capital alagoana. Foram realizadas diversas abordagens a pessoas e veículos, entre carros de passeio e motocicletas. No Clima Bom, cerca de 15 motonetas foram apreendidas por estarem com irregularidades na documentação. Também foram realizadas abordagens em diversas danceterias da capital com o objetivo de fiscalizar a presença de menores nestes locais.

Brasil Mais Seguro – Alagoas

As operações do Brasil Mais Seguro, programa que completou um mês de implantação neste sábado, seguem em Maceió e ocorrem diariamente. Segundo dados da Secretaria de Comunicação do Estado, nestes primeiros 30 dias, houve uma redução significativa de 39,72% no número de homicídios em relação ao mesmo período do ano passado. As ocorrências de homicídios registradas no final de semana também diminuíram, ao mesmo tempo em que as denúncias ao serviço 181 triplicaram o volume de ligações anônimas sobre autoria de crimes.