A Polícia Militar encontrou, no início da noite desta quinta-feira (26), cinco dinamites nas imediações da Fazenda Santa Maria, no município de Campo Alegre. A suspeita é de que os artefatos seriam utilizados pela quadrilha que tentou assaltar dois carros-fortes que seguiam de Maceió para Arapiraca. A abordagem ocorreu nas imediações da Usina Porto Rico, na BR 101.
Os policiais militares do GPM de Campo Alegre chegaram ao local após uma denúncia anônima feita por populares. No local estava o veículo Fiat Pálio utilizado pelo bando na ação criminosa frustrada e que foi abandonado. Ao revistar o veículo, os policiais encontraram as cinco dinamites.
O GPM de Campo Alegre, pertencente a 1ª Cia Independente, fez os primeiros levantamentos e encaminhou as dinamites para Polícia Civil para dá início as investigações, que ficaram a cargo do serviço de inteligência da Delegacia de Campo Alegre e da Divisão Especial de Investigações e Capturas.
A ação aconteceu no início da semana. Os dois carros-fortes seguiam para Arapiraca quando foram surpreendidos pelos assaltantes que efetuaram vários disparos de fuzil contra os veículos. Um deles estava com vários malotes de dinheiro que eram levados para abastecer caixas eletrônicos no município; já o segundo carro, seguia para dar apoio.
Quando foram atingidos pelos disparos, os motoristas não pararam e seguiram caminho até encontrarem apoio num posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF).