A Superintendência Geral de Administração Penitenciária (Sgap) iniciou nesta terça-feira (24) a pavimentação asfáltica das vias de acesso às unidades do complexo prisional. A obra está sendo realizada através de uma parceria entre a Sgap e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER).
O Núcleo de Obras e Infraestrutura da Sgap, que é coordenado pela arquiteta Mônica Albuquerque, espera agora que o tempo ajude. “Vamos torcer por uma pausa nas chuvas, e para que não haja mais interrupções no cronograma da obra”.
As obras de pavimentação também contam com a participação da mão-de-obra carcerária. Os custodiados participam da fabricação de blocos do sistema prisional, produzindo meios-fios.
Será pavimentado o trecho que inicia na entrada do complexo prisional e vai até o Presídio Baldomero Cavalcante e demais unidades do complexo. “Fizemos algumas alterações no traçado original da via principal. As mudanças serviram para eliminar curvas fechadas que existiam no antigo trajeto. Também construímos duas novas pontes sobre cursos de água pluvial”.
A realização da obra é uma antiga reivindicação dos servidores e visitantes do sistema prisional. Principalmente no inverno, o acesso, de mais de um quilometro, fica difícil, prejudicando as pessoas e deixando a vida útil dos veículos da Superintendência e dos servidores mais curta.