Mídia nacional reconhece trabalho feito pela Segurança em Alagoas

24/07/2012 01:43 - Polícia
Por Redação

O trabalho sistemático de combate à violência que vem sendo feito em Alagoas ganhou destaque na mídia nacional. A edição desta semana da revista Veja traz reportagem que ressalta o sucesso do programa Brasil Mais Seguro, que vem reduzindo os índices de criminalidade no Estado.

Na reportagem, que tem como título “A cicatriz da alma”, trazendo dramas de pessoas vítimas da violência, a Veja cita como exemplo a política de Segurança Pública adotada em Alagoas, onde os governos estadual e federal se uniram para derrotar a criminalidade.

“Esse modelo de investigação funciona bem, como mostrou um projeto piloto dos governos estadual e federal em Alagoas, iniciado há um mês. Para reduzir a taxa de homicídios do Estado, que é a pior do país, a política estudou o perfil dos crimes, montou um plano estratégico de rondas de policiais militares, comprou equipamentos para os peritos e mandou que os policiais civis concentrassem a investigação nas primeiras horas depois do crime. Nos dez dias iniciais de julho, o número de mortes em Maceió caiu pela metade em relação ao ano passado. Dos treze crimes ocorridos no período, onze foram esclarecidos”, enfatiza a reportagem da Veja.

Em outro trecho da reportagem, a revista destaca que em Alagoas, em junho deste mês, o Estado recebeu um investimento pesado em peritos e equipamentos de inteligência, comparando o trabalho conjunto feito entre os governos estadual e federal ao que foi feito na cidade de Nova York, nos Estados Unidos, onde um compartilhamento de dados entre as duas esferas governamentais conseguiram reduzir a criminalidade em 65% no período de 15 anos.

No fim de semana, o secretário da Defesa Social, Dário Cesar, já havia falado, em entrevista ao portal Tudo na Hora, que também trouxe reportagem especial destacando as ações de combate à violência em Alagoas, que a luta contra a criminalidade é contínua e duradoura, mas que os bons resultados já aparecem após a implantação do programa Brasil Mais Seguro.

“É importante o reconhecimento do trabalho que vem sendo feito. Mas é preciso lembrar que esse resultado é fruto de várias ações que estão sendo feitas para dar ainda mais segurança para o povo alagoano. Podemos citar como exemplo: os concursos públicos para aumentar o efetivo das polícias Civil e Militar, além da Perícia Oficial; a construção de um novo Instituto Médico Legal e de um novo presídio; a implantação do videomonitoramento; a ampliação do número de bases comunitárias”, frisou Dário Cesar.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..