O delegado Maurício Henrique Duarte assume, nesta quinta-feira (12), o cargo de subsecretário de Defesa Social de Alagoas. A nomeação do delegado está publicada no Diário Oficial do Estado (DOE).

"Fiquei surpreso e lisonjeado com o convite que me foi feito pela nova cúpula da segurança publica do nosso estado, pois com o advento do novo Plano Nacional de segurança, surge mais uma oportunidade para mostrar o meu trabalho. Espero contar nessa nova função, com o apoio de todos aqueles que sempre me apoiaram e confiaram em mim," disse o delegado ao Minuto Sertão.

Maurício Henrique foi diretor das DPJ`S 1 e 2 onde durante a gestão de Marcílio Barenco e José Edson, realizou várias Operações de combate ao crime organizado, sendo presidente de vários inquéritos de suma importância. O ex-diretor participou juntamente com os delegados Kelmann Vieira e Ana Luiza Nogueira , das investigações nos crimes de pistolagens contra o médico e vereador de Anadia, Drº Luiz Ferreira e do atentado ao filho do deputado estadual, Antônio Albuquerque, o jovem Nivaldo Albuquerque.

Já no sertão alagoano, Henrique participou de várias Operações com o também delegado regional, Drº Rodrigo Cavalcanti e o promotor de justiça, Drº Luiz Tenório, nas cidades de Santana do Ipanema, Delmiro Gouveia e São José da Tapera, denominadas: Operações Alienígenas, dos cartórios e Sertaneja 2, cumprindo dezenas de mandatos de prisão e busca e apreensão nessas localidades.

Hoje, o delegado está em duas outras investigações: O crime do vereador da cidade de Roteiro e o assassinato das duas adolescentes da cidade de Coruripe.

Em sua carreira, Mauricio Henrique Duarte coleciona uma série de crimes solucionados. Os que mais repercutiram foram o esclarecimento do assassinato do professor Paulo Bandeira na cidade de Satuba no ano de 2003, em parceria com o delegado Cicero Lima, e do comerciante de Arapiraca, conhecido popularmente como o "Mago dos Ovos".

Também coube ao delegado prender o primeiro sequestrador do estado de Alagoas, "Galego da Pedra" que, na década de 80, sequestrou o filho de um empresário da rede hoteleira em Arapiraca.