O número de homicídios caiu pela metade (50%), em Maceió, após dez dias do lançamento do programa Brasil Mais Seguro – Alagoas. A informação tem por base relatórios, diários, da Delegacia de Homicídios um dos principais instrumentos de repressão a esse tipo de crime na Capital.
De acordo com os levantamentos, desde o dia 27 de junho, quando o programa foi lançado pelos governos estadual e federal, foram registradas onze ocorrências de homicídios – com 13 vítimas, pois em dois casos houve duplo-assassinato.
A redução de 50% de vítimas de assassinato em Maceió é calculada em relação os crimes acontecidos no ano passado. E a perspectiva é de que haja uma queda ainda maior nos próximos dias.
“Estamos há três dias (72 horas) sem a ocorrência de qualquer caso de assassinato na Capital”, informou na manhã desta sexta-feira (6) o delegado Gilson Rego, que coordena os trabalhos da Delegacia de Homicídios.
Atualmente, além dele, mais onze delegados trabalham com vistas a dar agilidade às investigações dos casos registrados. Ao todo, são quatro delegados da Polícia Civil de Alagoas e mais oito da Força Nacional Judiciária, deslocados para a unidade policial, contando com a ajuda de mais de 60 policiais – escrivães e agentes. A delegacia funciona em plantão permanente (24 horas por dia), na Rua Joaquim Távora (antiga Rua da Alegria – Centro), para atender aos casos.
“O grupo aqui reunido é experiente, mas já está definido para setembro um curso para capacitar ainda mais as equipes. O treinamento será realizado pela Academia de Polícia Civil de Alagoas e também beneficiará policiais civis da Delegacia de Repressão ao Narcotráfico”, revelou o delegado Gilson Rego.
Ele também já coordena os estudos para a implantação definitiva do Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoas (DHPP) nos moldes daqueles que funcionam com sucesso em alguns estados brasileiros. “A previsão é de que o nosso DHPP esteja funcionando plenamente até o final deste ano”, informou o delegado-geral da Polícia Civil, Paulo Cerqueira, que oferece todo apoio necessário às ações da Delegacia de Homicídios.
“O conjunto de ações do programa Brasil Mais Seguro – Alagoas já começa a mostrar resultados e esperamos que os índices de violência – especialmente os registros de homicídios – caiam ainda mais, pois esse é o compromisso assumido pelo governador Teotonio Vilela Filho e o desejo da sociedade alagoana”, concluiu o delegado-geral.










