O menor W.G.F., 16 anos, apreendido acusado de assassinar o médico José Alfredo Vasco Tenório, já tem passagem pela polícia por envolvimento numa tentativa de resgate a detentos que participaram de queima de ônibus em Maceió, crimes ocorridos em dezembro do ano passado. Ele foi localizado no Vale do Reginaldo, no bairro do Poço, após um trabalho de investigação da polícia. Outro adolescente M.S., de 17 anos, que também participou do latrocínio foi identificado e segue foragido.
A morte de José Alfredo Vasco Tenório, 67 anos, aconteceu durante um assalto na tarde de 26 de maio deste ano. O médico estava de bicicleta pelo Corredor Vera Arruda quando foi abordado pelos dois menores. Conforme informou o delegado-geral da PC, José Edson de Freitas, e a delegada Ana Luiza Nogueira, durante uma coletiva de imprensa realizada na manhã desta quinta-feira (14), a identificação dos acusados aconteceu após uma análise minuciosa de mais de 100 imagens dos circuitos de segurança de prédios localizados na região.
A prisão do adolescente aconteceu em sua residência, no Vale do Reginaldo. No local, os policiais encontraram a roupa utilizada por ele no dia do crime: uma camisa vermelha, bermuda preta e boné branco. Mesmo confessando a participação no assalto, W.G.F. negou à polícia que tenha sido o autor do disparo que matou José Vasco.
De acordo com a delegada Ana Luiza Nogueira, da Deic (Divisão Especial de Investigação e Capturas), foi realizado um mapeamento detalhado do local, sendo analisadas em torno de 100 imagens que traçaram a rota de fuga dos menores.
“Analisamos muitas imagens de residências e estabelecimentos comerciais e chagamos a 36 imagens que traçaram a rota de fuga, onde é possível identificar o menor de posse da bicicleta roubada”, esclareceu.
Mas, de acordo com José Edson, testemunhas confirmaram que foi o menor quem atirou contra a vítima. “Antes mesmo de analisarmos as imagens e chegarmos a ele, as testemunhas descreveram o acusado, como estava vestido. Foi desta forma, com a ajuda da população que apreendemos o menor e continuamos em diligências para localizar e prender o segundo participante do crime”, revelou José Edson.
Sobre o objeto do roubo, a bicicleta, em depoimento à polícia, o adolescente explicou que foi abandonada na região do Poço, já que, segundo ele, não teria grande valor econômico. “O comparsa chegou a telefonar para ele em seguida perguntando pela bicicleta que seria entregue a ele, no entanto o objeto do roubo já havia sido abandonado”.
À imprensa, José Edson também confirmou que o acusado já tem passagem pela polícia. Ele chegou a ser apreendido por envolvimento num suposto plano para tentar resgatar um detento no presídio Baldomero Cavalcanti que atearam fogo em ônibus na capital alagoana. Além disto, o acusado tem envolvimento com o tráfico de drogas na região do Vergel do Lago e são considerados ‘aviões’ (transportam drogas).
Por pelo menos 45 dias, o menor ficará apreendido na Unidade de Internação Masculina. A apreensão acontece de forma provisória, até que o juiz da Vara da Infância conclua o processo. O trabalho da polícia será a partir de agora na caça pelo segundo acusado do crime.












