Faltando um dia para o término da 14ª Campanha de Vacinação contra a Gripe, Alagoas já atingiu a meta mínima estipulada pelo Ministério da Saúde (MS), que corresponde a 80% dos 452.944 alagoanos preconizados. No entanto, segundo o Programa Nacional de Imunização (PNI), ainda faltam 3% dos idosos e 8% das gestantes, que têm até nesta sexta-feira (1º) para procurar um posto de vacinação mais próximo de suas residências.
De acordo com os dados PNI, até às 15h da quinta-feira (31) já foram vacinados 77% dos idosos alagoanos com 60 anos e mais, além de 87% das crianças de seis meses a menores de dois anos. Quanto às gestantes, 72% delas foram imunizadas, 93% dos trabalhadores da saúde receberam suas doses e, entre os indígenas 92% já foram vacinados.
Para que Alagoas possa encerrar a Campanha de Vacinação contra a Gripe de forma satisfatória, a gerente do PNI, Denise Castro, alerta para que a população preconizada compareça aos postos de vacinação. “Mobilizamos 3.400 profissionais, 670 veículos, além de mil salas de vacina. Desse modo, não há justificativas para que as pessoas deixem de se vacinar, já que os idosos podem requisitar que os vacinadores os imunizem em domicílio e os pais devem levar seus filhos aos postos”, afirmou.
Redução de hospitalizações
Denise Castro informou que, de acordo com o MS, a vacina contra a gripe é eficaz e reduz em 45% o número de hospitalizações por pneumonias, além de 75% a mortalidade global. Entre os idosos, a vacina pode reduzir o risco de pneumonia em aproximadamente 60% e diminuir o risco de hospitalização e morte entre 50% e 68% deles.
A gerente do PNI destacou que a vacina contra a gripe é uma forma segura de prevenção contra a doença, que afeta 75% dos idosos e das crianças de seis meses a menores de dois anos. “Ela é uma doença transmitida por meio da tosse, espirro e mãos de pessoas contaminadas, podendo evoluir para um quadro de pneumonia e morte”, alertou, ao acrescentar que somente as pessoas gripadas ou com intolerância à proteína do ovo estarão impedidas de se imunizar.