A Polícia Federal realizou, na manhã de hoje, a Operação Wassu Cocal, visando reprimir a exploração ilegal de minério, o desmatamento, a exploração de trabalho escravo e a exploração de trabalho infantil na área indígena Wassu Cocal, em Joaquim Gomes.

Foram realizadas buscas em cinco áreas de exploração ilegal de granito (pedreiras). Essas buscas resultaram em três prisões pelos crimes de exploração de minério sem autorização, exploração de trabalho escravo e infantil, e desmatamento de áreas remanescentes da Mata Atlântica.

Foram encontrados adolescentes de 15 a 17 anos manuseando explosivos e realizando trabalho penoso, especialmente carregamento de pedras em caminhões. Os trabalhadores eram mantidos em condições degradantes, acampando ao relento, com alimentação insuficiente e sem o mínimo necessário à manutenção de sua dignidade.

Presos, testemunhas e vítimas foram trazidos à Superintendência de Polícia Federal, em Maceió, para serem ouvidos. Os presos, nos casos em que não couber fiança, serão posteriormente encaminhados à Central de Custódia, aguardando a determinação da Justiça.

A Polícia Federal contou com a colaboração do Ministério Público do Trabalho e da Polícia Rodoviária Federal.