Obrigada à SECADI, do Ministério de Educação.

27/05/2012 22:29 - Raízes da África
Por Arísia Barros

Ao longo dos últimos três anos, o Projeto Raízes de Áfricas nascido nas Alagoas de Palmares vem desafiando a relação prosaica entre a naturalização social e o enfrentamento ao racismo estrutural, ação fomentada através de rodas de conversas, debates, escritos, encontros de gentes.
O Ígbà- Seminário Afro Alagoano é um dos produtos made in Alagoas-negra que busca propor intervenções na educação basilar, conceituadamente eurocêntrica , tendo como uma das vertentes a proposição de estratégias para a aproximação curricular da escola com a aplicabilidade da Lei nº 10.639/03.
Um dos grandes pilares para a construção dos Ígbàs em território alagoano foi, e, é a fundamental contribuição do Ministério da Educação, através da Secretaria de Educação Continuada Diversidade e Inclusão do Ministério de Educação.
Uma relação de parceria empreendedora que já dura oito anos e que vem gerando resultados mensuráveis em espaços escolares, tendo como exemplo, em Alagoas, a Faculdade Integrada Tiradentes, instituição de caráter privado e que ao incorporar curricularmente o estudo das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africanas já demonstra uma fundamental e  determinante revisão  para novas posturas dos grupos em relação a temática.
Foi a partir da participação nos encontros de gentes realizados pelo Projeto Raízes de Áfricas que a Faculdade Integrada Tiradentes incorporou em seu currículo o estudo da lei Nº10.639/03.
Agradecer é uma forma basilar de compartilhar experiências e tornar outras mais belas.
O Projeto Raízes de Áfricas agradece a Secretaria da SECADI, Cláudia Dutra pela continuidade da parceria.
Agradece, em especial, a Diretora Viviane Faria por extrapolar as fronteiras conceituais e costurar caminhos para que possamos avançar e seguir adiante. Ao longo desses meses a parceria tem rendido excelentes frutos: a confiança mútua é um deles.
A Viviane Faria minha autêntica expressão de afeto.
Obrigada por mais uma vez apoiar a realização de mais um encontro do Projeto Raízes de Áfricas, desta feita foi o XI Ìgbà- Seminário Afro-Alagoano: O Estatuto da Igualdade Racial e as Possibilidades para o Exercício Legal das Políticas de Promoção da Igualdade Racial, no Brasil, ocorrido de 15 a 17 de maio, em Maceió,AL.
Obrigada pela brilhante participação da professora, Ilma Fátima de Jesus, mestra em Educação pela Universidade Federal do Maranhão e que esteve representando a Comissão Técnica Nacional de Diversidade para Assuntos Relacionados à Educação dos Afro-Brasileira, como também garantir a participação de Márcia Santana, do Rio de Janeiro, jornalista do Rio de Janeiro.
Obrigada!

Observação: Já fomos questionada sobre o porque de usar a expressão "obrigada” quando nos referimos ao Projeto Raízes de Áfricas que na concepção semântica é definida  como  do gênero masculino.Entretanto vamos além dos conceitos. Como o Projeto Raízes de Áfricas é composto por mulheres usamos o simbolismo do agradecer na linguagem não-sexista: Obrigada!
E-mails para contato: raizesdeafricas@gmail.com
arisia.barros@ig.com.br
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..