A terceira reunião ordinária do Comitê de Combate à Seca foi realizada nesta quinta-feira (23), no Palácio República dos Palmares. Na oportunidade, os membros do Comitê discutiram ações emergenciais a serem colocadas em prática no início da próxima semana.

 

Durante a reunião, o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos, Ivã Vilela, apresentou o relatório de visitas técnicas realizadas pelo Sertão do Estado. Após a apresentação, membros do comitê traçaram três pontos principais para o andamento das ações: recuperação e perfuração de novos poços, recuperação e manutenção de barragens, e transporte de ração para os rebanhos de pequenos e médios produtores sertanejos.

 

O aporte de recursos do governo estadual é de R$ 2 milhões, a serem divididos entre essas três ações prioritárias. O Comitê determinou prioridade em resguardar o desenvolvimento socioeconômico do local, para que a independência financeira da população seja mantida. A reunião para apresentar o cronograma e o orçamento das ações do Comitê será na próxima segunda (28) na Sala de Situação da Seagri.

 

De acordo com a Defesa Civil, o reconhecimento da União decretando Estado de Emergência em Alagoas será publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira (25), facilitando medidas como abertura de estoques de rações e alimentos para distribuição à população. Para essa ação, foi solicitado ainda o auxílio do Exército Brasileiro, que deverá também reorganizar a operação de carros-pipa para atender às comunidades isoladas da zona rural do Sertão.


Para sanar a problemática do abastecimento de água, a Semarh inicia nessa sexta-feira a distribuição de 40 caixas d’água para o projeto de Recuperação de Nascentes, sendo vinte para o município de Água Branca e vinte para o município de Mata Grande. O transporte está sendo feito em parceria com as prefeituras dos municípios, que também estão garantindo a limpeza das pequenas barragens individuais.