O 23 de maio de 2011 marcou aos 97 anos, a morte física de Abdias Nascimento, ícone da luta contra a exclusão real da população negra brasileira, seja na economia, educação, saúde e segmentos importantes para o acesso à cidadania plena.
Abdias Nascimento nascido em Franca, em 14 de março de 1914, foi, e, é um elemento simbólico, capaz de confrontar os paradigmas tradicionais numa afirmação cada vez mais abissal de que o segundo país mais negro do planeta deveria interpretar a presença dessa população como contributo máximo para a construção da nação.
Força efetiva na arte de ouvir e interpretar o Brasil visibilizando ações e vozes negras , o político ativista,Senador, Deputado Federal,dramaturgo, poeta escritor e artista plástico nascido em São Paulo, estabeleceu em sua trajetória de vida a luta contra o racismo.
Em entrevista ao Portal África , em 2001,Abdias afirmou que: “A primeira grande lição de solidariedade racial que recebi na vida foi quando vi minha mãe defender um menino negro órfão, um colega do grupo escolar, que estava sendo espancado no meio da rua por uma mulher branca”.
Em 13 de novembro de 2011 um ato singelo, com a participação de autoridades nacionais e internacionais,marcou a deposição das cinzas de Abdias Nascimento no Espaço Abdias Nascimento na Serra da Barriga, em Alagoas dos Palmares.
Ação organizada e coordenada ,em Alagoas, pelo Projeto Raízes de Áfricas e no Rio de Janeiro pelo IPEAFRO, com apoio de diversas instituições, dentre elas a Fundação Cultural Palmares, Secretaria de Políticas e Promoção para Igualdade Racial, Federação das Indústrias do Estado de Alagoas, Governo do Estado de Alagoas.
Hoje, dia de sua morte física o IPEAFRO vai marcar a data e lembrar Abdias, segundo Elisa Larkin Nascimentoescritora, mestra em Direito e em Ciências Sociais pela Universidade do Estado de Nova York , doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Co-fundadora, viúva de Abdias e atual presidente do Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (Ipeafro),a celebração contará com uma cerimônia no sítio arqueológico do Cais do Valongo, seguida de um ato cultural, e a Ação da Cidadania Contra a Fome e a Miséria e Pela Vida que nos acolheu em parceria, abrindo o espaço de sua sede e centro cultural. Obrigada, João Costa e equipe da Ação da Cidadania!
Ainda segundo Elisa Larkin Nascimento:A programação incluirá leituras de poesias e homenagens ao Abdias, recebidas pelo Ipeafro ao longo desse ano, bem como vídeos e apresentações ao vivo de Componentes do G.R.E.S. Acadêmicos de Vigário Geral, que teve como tema de enredo de 2012 a vida e obra de Abdias Nascimento, Regional Saci Chorão, porque o choro morava no coração de Abdias. É um momento de memória e confraternização. O evento é aberto!
Segue a programação:
Quarta-feira, dia 23 de maio de 2012
16h
Cerimônia inter-religiosa em memória de Abdias Nascimento
Sítio arqueológico do Cais do Valongo
18h às 21h
Apresentações culturais
Centro de Cultura e Cidadania
Sede da Ação da Cidadania Contra a Fome e a Miséria e Pela Vida
Avenida Barão de Teffé, 75 - Saúde
Zona Portuária do Rio de Janeiro

Raízes da África