Uma possível falha no fechamento de uma máquina de autoclave na empresa “Sococo”, na manhã desta terça-feira (08), pode ter ocasionado a morte do operador, Adeilton Joaquim da Silva, 51 anos, que foi atingido na cabeça e veio a falecer instantaneamente.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou a socorrer Adeilton, mas ele não resistiu aos ferimentos e morreu no local. De acordo com o cunhado dele, que preferiu não se identificar, Adeilton trabalhava na empresa há mais de 12 anos.
O CadaMinuto esteve presente na empresa, assim como boa parte da imprensa e esperou durante uma hora para ser atendida pela assessoria de comunicação, que confirmou a realização de uma coletiva de imprensa.
Neste intervalo, chegaram ao local o Instituto de Criminalística (IC), Instituto Médico legal (IML), uma viatura da polícia civil do 9º distrito policial, além de um representante da fiscalização federal do trabalho.
A imprensa foi convocada para participar de uma entrevista coletiva em um dos auditórios da empresa, concedida pelo diretor presidente e proprietário, Emerson Tenório, o engenheiro de manutenção David Passos e o presidente do sindicato dos funcionários da Sococo, Severino Barros.
“Nós lamentamos esse acontecimento. Em mais de 40 anos de empresa, esse foi o primeiro acidente fatal. Perícias estão sendo feitas e os motivos reais serão analisados. Mas, desde já, estamos prestando toda assistência à família e vamos cobrar se existir responsáveis por essa infelicidade”, afirmou Tenório.
Sobre uma possível falha humana ou da máquina, o presidente não confirmou mas também não descartou essa possibilidade. “Eu não posso afirmar que foi falha da máquina, como também que foi falha do funcionário. Mas, existem essas possibilidades, tudo será analisado e confirmado posteriormente”, finalizou.
ENTENDA O ACIDENTE
De acordo com os participantes da coletiva, a máquina que ocasionou o acidente recebe o nome de “Autoclave” e serve para esterilização do côco, principal produto da empresa que exporta para todo o Brasil.
Segundo o engenheiro de manutenção, David Passos, a vítima Adeilton Joaquim da Silva estaria operando a máquina, que trabalha com pressão, mas no momento do acidente, estava dois metros afastado da máquina.
Porém, o equipamento que tem uma tampa que é segura por duas travas de segurança, não ficou devidamente presa e quando recebeu a carga de pressão, que é considerada baixa, foi arremessada e atingiu em cheio a cabeça do operário, que teve um ferimento grave, não resistindo, vindo a falecer no local.
O trabalho de produção da fábrica foi interrompido durante esta terça-feira e os funcionários estão deixando o local. Eles foram orientados pela diretoria da empresa a não conceder entrevista. Amanhã (09) a fábrica volta a funcinar normalmente.