Sindicato quer reforço na segurança nos Correios

18/04/2012 02:14 - Polícia
Por Redação
Image

Diante dos inúmeros casos de assaltos as agências dos Correios em todo Estado, 27 nos quatro meses iniciais de 2012, integrantes do Sindicato de Trabalhadores na Empresa de Correios e Telégrafos em Alagoas (Sintect-AL) lutam para melhoras a segurança e as condições de trabalhos em seus respectivos postos de atuação.

De acordo com o presidente do Sintect, José Balbino, a principal reivindicação do sindicato pesa sobre as condições na segurança das agências espalhados por todo o Estado, uma vez que já ocorreram 27 assaltos nos quatro primeiros meses de 2012.

“Nós estamos recorrendo a todo mundo que pode ajudar, para que essa situação possa ser resolvida. É preciso que essa questão de segurança seja resolvida, caso contrário os assaltos continuarão acontecendo, assim como coisas piores”, disse.

Segundo Balbino, a cobrança dos integrantes do sindicato para com a Empresa Brasileira de Correios e telégrafos (EBCT), é que seja reforçada a segurança das agências correios, com portas giratórias com detectores de metal, segurança armada e guichês com vidros blindados.

Porém, a resposta da EBCT é que o investimento seria muito alto e em alguns casos, como agências do interior, não iriam compensar o gasto, uma vez que a decisão de aumentar a segurança nas agências, teria de ser padrão, ou seja, por todo o Brasil, cerca de 5 mil.

“O reflexo do investimento na segurança particular pode ser visto em agências bancárias e loterias. O número de assaltos diminuiu de forma considerável. Nos bancos quase não existem e nas lotéricas diminuiu bastante”, afirmou.

Além da cobrança pelo reforço da segurança, o sindicato também afirma que vários funcionários que foram vítimas dos assaltos estão passando por tratamento psicológico e chegam a ficar afastados do serviço.

“Muitos companheiros estão afastados e não conseguem voltar a trabalhar por estarem traumatizados. Nós temos assistentes sociais e psicólogos à disposição, mas tem casos que não dá jeito, a situação é muito complicada”, disse Balbino.

AÇÕES

Para tentar solucionar a problemática dos constantes assaltos nas agências, o Sintect tem realizado ações e reuniões para motivar a EBCT a mudar a realidade das agências dos Correios em Alagoas.

No último dia 23 de março um ato público foi realizado em frente à agência central dos Correios em Maceió, na rua do Sol, centro da capital, para cobrar reforço na segurança das agências, além de questionar o sistema de avaliação de produtividade dos funcionários.

Na última semana uma reunião com o deputado estadual Ronaldo Medeiros (PT), discutiu um projeto de lei DCE número 216/2012, que se encontra na Comissão de Constituição da Assembléia e obrigará maior segurança nas agências dos Correios.

Após a reunião, o parlamentar que é autor do projeto de lei iniciou a inserção de alguns aditivos, sugeridos pelo sindicato. Na terça-feira o assunto foi discutido na “Casa de Tavares Bastos” e o sindicato esteve presente também para reforçar, juntamente com Ronaldo Medeiros, a realização de uma sessão pública na próxima semana.

Your alt text
Your alt text

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..