Em sua primeira visita oficial ao estado de Alagoas a ministra da Igualdade Racial, Luiza Bairros se reunirá com representantes da diversidade do movimento negro: militantes, quilombolas, religiosos.
Segundo informações da assessoria da agenda da senhora ministra, a reunião ocorrerá na próxima segunda-feira, dia 23 de abril, a partir das 10h30 nas dependências do Palácio República dos Palmares, quando Luiza Bairros será a interlocutora das mais diversas reivindicações e proposituras, inquietações e anseios das representações relativas a efetivação de Políticas Públicas para a população negra
Oficialmente, a visita a Alagoas atende ao convite da Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, Kátia Born e traz como missão a assinatura de um Termo de Compromisso com o governador Teotônio Vilela Filho.
O referido Termo de Compromisso visa atender as demandas de representantes das comunidades como: saúde e educação; construção de moradias, eletrificação; recuperação ambiental; incentivo ao desenvolvimento local; pleno atendimento das famílias quilombolas pelos programas sociais, como o Bolsa Família; e medidas de preservação e promoção das manifestações culturais quilombolas.
Segundo Kátia Born, a assinatura possibilitará que a Secretaria da Mulher tenha condições de implantar ações mais efetivas que resultem na melhoria da qualidade de vida das 66 comunidades dos remanescentes dos quilombos em Alagoas”.
Que essa primeira visita da ministra, Luiza Bairros a Alagoas crie as possibilidade de um diálogo ampliado e legitimo, que congregue as muitas diferenças das organizações sociais para construção da equidade. Oportunidades iguais.
Seja bem vinda a Alagoas, senhora ministra!

Raízes da África