"Sem a ajuda dos alagoanos não prenderíamos os criminosos"

13/04/2012 01:54 - Polícia
Por Redação

A população alagoana vem contribuindo para que crimes registrados no Estado sejam solucionados, utilizando o 181, telefone do disque-denúncia da Secretaria Estadual de Defesa Social (Seds). O último levantamento aponta que de 27 de outubro de 2011 – quando foi criado – ao dia 3 de abril deste ano, foram feitas 1137 denúncias.

Segundo o coronel Carlos Mendonça, diretor de prevenção à criminalidade da Seds, a manifestação é encaminhada para o órgão responsável. O denunciante recebe uma senha e pode acompanhar o andamento da investigação. De acordo com o coronel, o anonimato é uma garantia dada ao cidadão que recorre ao 181.

“Esse telefone abrange a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros e o Sistema prisional. O cidadão pode procurar saber o resultado da sua denúncia. Se dois ou três dias depois ele quiser acrescentar mais informações, pode usar a senha que recebe no ato da ligação”, explicou Mendonça.

Ele informou que as principais denúncias são acerca do tráfico de drogas, que corresponde a 50% dos telefonemas e de homicídios, explicando que o disque-denúncia também tem recebido trotes.

“Também há denúncias sobre porte ilegal de arma. É um trabalho conjunto, que nos leva aos acusados de cometer crimes no Estado. Todo telefone público recebe trotes, mas temos pessoal treinado, capaz de distinguir quando a denúncia não dará em nada”, informou.

O coronel contou que recentemente, a polícia realizou várias prisões após denúncias anônimas. “Prendemos uma quadrilha com drogas e armas. Também chegamos aos responsáveis pelos ônibus incendiados, pelo tiro que atingiu uma garota de 10 anos e ainda, aos autores do assassinato do policial Valter”, ressaltou.

Mendonça afirmou, ainda, que o 181 é um telefone confiável, através do qual a população pode contribuir com o trabalho dos órgãos de segurança pública, destacando que o disque-denúncia também recebe ligações de outros municípios, como Arapiraca, Rio Largo, Pilar e Atalaia.

“Sem a ajuda dos alagoanos não conseguiríamos prender os criminosos. Quando uma pessoa denuncia crimes, contribui para melhorar o ambiente onde vive. É bom lembrar que pessoas de todos os municípios alagoanos podem ligar para o 181”, destacou o coronel

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..