As novelas da Globo e o cabelo liso como padrão estético e corporativo.

30/03/2012 05:11 - Raízes da África
Por Arísia Barros


Confesso o que tem me prendido a atenção na novela Avenida Brasil da Rede Globo é a interpretação da atriz Mel Maia que faz a personagem Rita.
Aos sete anos a pequena dá uma verdadeira lição de interpretação, mostrando a grande atriz que já habita em suas entranhas. Entretanto agrego a minha indignação étnica ao texto ( abaixo) da Adriana Baptista que pesquei no facebook.
Tenho também acompanhado aos freqüentes alisamentos que os autores das novelas brasileiras, principalmente da Globo querem vender como a fórmula mágica de beleza para as mulheres modernas: o alisamento dos cabelos crespos. Dos nossos cabelos!
No capítulo de ontem, 29/03 da Avenida Brasil a “dona do salão de alisamento ” verbalizou a expansão escravagista do racismo em compasso com o capitalismo: ‘Alisamento é uma mina de ouro, com a quantidade de cabelos crespos que existe no mundo, vamos ficar ricas”.
Em um programa matutino, em 29/03 Adriane Galisteu soltou a seguinte pérola: Ai menina depois que você começa a usar loiro no cabelo não deixa mais nunca. Ser loira vicia!
Ah! As donas do tal salão de alisamento da novela Avenida Brasil são todas loiras.
Porque nossos cabelos crespos “ameaçam” tanto  aestética padrão e corporativa do mundo?
Você sabe?
Você sabe o que é racismo esse camaleão poliglota?


A ENCRESPADA DE GUADALUPE!!!!!
por Adriana Baptista, sexta, 30 de Março de 2012 às 00:21 •

Gente confesso que eu deveria estar vendo coisa melhor neste horário.... afinal de contas estava com o poder do controle remoto e deitadinha no quarto. (não se esqueçam que a matriarca da família, dona Maria Helena, reinava soberana com o seu "cajado" na sala!)
Confesso também que achei "bonitinho" uma novela de nome "Avenida Brasil", via expressa invariavelmente engarrafada, mas que sempre me leva ao centro da cidade! eu e mais um tantão de gente boa que atravessa essa cidade pra trabalhar.... soube até que o Tony Ramos "morreu" na minha rua!!!! (foi o que disse mamãe, que se envolveu no rebuliço nos dias de gravações aqui no bairro!)
A garotinha abandonada pela madrasta está dando um show e as imagens gravadas no aterro sanitário me remetem a uma pergunta que não quer calar? "Para onde vão as centenas de famílias que sempre viveram da coleta de resíduos recicláveis?" - sim, o aterro sanitário de Jardim Gramacho tem hora e data pra acabar! p o d e m a c r e d i t a r!!!! não é um cenário do PROJAC!!! o conhecido "lixão" de Jardim Gramacho é real!!!! Assim como é a vida!!!
Mas o que mais me indignou no capítulo de hoje foi a campanha de alisamento dos nossos cabelos!!!!
Havia uma fila de mulheres negras (figurantes) tendo os seus lindos cabelos alisados como demonstração de padrão de beleza!!!!
Já tinha percebido isso na novela das sete, onde também uma cabeleireira faz sucesso com uma fórmula genial "que alisa até mola"!!!! como se isso fosse uma "solução" para as nossas vidas!!!

Onde é que esses autores fazem laboratórios para a construção dos personagens? Cadê a produção? A pesquisa??? Isso é muito sério!!!! Uma verdadeira campanha de exterminação do nossos cachos! Nosso black! Nossas tranças! Características naturais da nossa etnia e somos belas por isso!!!!
Cada um deve fazer o que quiser com o cabelo pra se sentir bem e bonita! Até mesmo alisar! Mas alguém precisa dizer a essa emissora que esse tipo de conduta é um des serviço a população afro-brasileira! Sobretudo, para as nossas meninas nas escolas e nos demais convívios sociais!
Não estou afim de chororô!!!! Meu cabelo ninguém alisa!!!! Muito menos amansa a minha indignação!
Proponho aqui uma chuva de cartas para os autores da novela e à direção desta emissora! e mais que isto, a retomada de um diálogo que surgiu na ocasião das cenas chocantes que a atriz Thaís Araujo protagonizou e, que no meio do caminho se perdeu! (alô, alô Medeiros!!! lembra disso?).
Pronto, falei!!!!A encrespada de Guadalupe!!!
Fica a dica: aquele ou aquela que desenvolver um produto mega maravilhoso, que hidrate, modele, preserve nossas características naturais e deixe aquela incrível sensação de "acordei e sou linda", vai ficar rica(o)!!!!!

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..