Nesta quinta-feira (22), das 8:30h às 17:30h, o Conselho Regional de Serviço Social (Cress-AL) vai realizar o I Seminário Estadual de Serviço Social na Educação, no auditório do Espaço Cultural, próximo à praça Sinimbú. O objetivo é discutir os problemas estruturais da escola pública e a contribuição do assistente social na escola e na política de educação do Estado.

Segundo a presidente do Cress, Valéria Coêlho, esse evento deve impulsionar a luta pela aprovação do Projeto de Lei 060/2007, que dispõe sobre a inserção de assistentes sociais e psicólogos nas escolas públicas de educação básica.

“A escola é um ambiente marcado por um conjunto de problemas que muitas vezes passa despercebido. A contribuição do serviço social nessa política é uma forma de reforçar a luta por uma educação pública, gratuita, de qualidade e livre de preconceitos religiosos, machistas, racistas e homofóbicos”, defende Coêlho.

A fim de fortalecer esse debate e exigir maior intervenção dos gestores na resolução dos problemas vivenciados no ambiente escolar, o Cress pretende construir um Fórum Permanente das Assistentes Sociais que trabalham na Educação. A entidade também visa construir um Manifesto sobre a Educação em Maceió e apontar as demandas dos assistentes sociais nessa política.

O seminário contará com a participação da professora doutora em Educação Brasileira, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Edna Bertoldo e da conselheira fiscal do Conselho Federal de Serviço Social (Cfess) e professora do curso de Serviço Social da Ufal, Rosa Prédes.

Seminário nacional

As propostas levantadas no Seminário Estadual serão debatidas no I Seminário Nacional de Serviço Social na Educação que será realizado nos dia 4 e 5 de junho, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso (Centro de Convenções). Na disputa com o Estado do Rio de Janeiro, Alagoas foi contemplado para sediar o evento.