A Prefeitura de Maceió, por meio do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT), investe na mobilidade urbana da cidade, desde os primeiros dias da gestão municipal. O investimento torna o serviço de transporte público mais seguro e eficiente, a partir de estudos técnicos que melhoram o tráfego nas vias da capital alagoana e garantem segurança viária para os maceioenses.

A redução do preço das passagens de R$ 3,65 para R$ 3,35, ainda em janeiro de 2021, beneficiou os usuários que utilizam o transporte público em Maceió. Mesmo com o reajuste, no final de maio de 2023, a cidade manteve a tarifa mais baixa entre as capitais brasileiras, com o valor de R$ 3,49.

Passe Livre

Outro benefício é o Passe Livre Estudantil, implantado desde 2021, que atende mais de 50 mil estudantes de Maceió e da Região Metropolitana. De setembro de 2021 até fevereiro de 2025, somam-se 32, 2 milhões de embarques com gratuidade.

No início da gestão JHC, eram 27.968 mil estudantes ativos com o cartão Vamu Escolar. Com a implementação do Passe Livre, o número de cartões subiu para 58.836 mil em 2024, o que corresponde a um crescimento de 110,3%

A economia para os estudantes é de R$ 55,1 milhões, desde a implantação. Agora, em especial, àqueles de família de baixa renda, podem frequentar as escolas e universidades sem que o custo do transporte seja uma barreira para o acesso à educação.

Domingo é Livre

A gestão municipal também lançou o Domingo é Livre, em abril de 2022, que garante passagem gratuita aos usuários nos domingos e se consolida como um dos principais programas da gestão de mobilidade urbana em Maceió, aumentando o acesso da população ao transporte público e promovendo uma cidade mais acessível ao lazer.

De abril de 2022 até agora, foram realizados mais de sete milhões de embarques gratuitos. Para se ter uma ideia, no primeiro quadrimestre de 2025, o número de embarques gratuitos chegou a 840 mil, com média semanal de 49 mil embarques e cerca de 47 mil viagens todos os domingos.

Desde a implantação da política pública, os maceioenses economizaram R$ 25,8 milhões com as passagens. O programa é reconhecido como uma importante ação de inclusão social, possibilitando que as famílias se desloquem para atividades de lazer, cultura, esporte e até a ida ao trabalho, aos domingos, sem pagar a tarifa.

Para usufruir da gratuidade, é necessário obter o cartão Cidadão do sistema Vamu Mobilidade. No ônibus, basta aproximar o cartão no validador e a catraca é liberada. O benefício pode ser adquirido em terminais de ônibus, na sede do DMTT (Tabuleiro do Martins) e do Vamu Mobilidade (Centro).

Geladão

O município de Maceió também segue investindo na renovação da frota, como o Geladão, com a aquisição de 105 novos ônibus, sendo 97 equipados com ar-condicionado, entradas USB para carregamento, elevador para pessoas com deficiência e tecnologia BlueTec 6, que reduz a emissão de gases poluentes.

As melhorias na mobilidade urbana feitas pelo prefeito JHC também beneficiam os moradores da parte alta de Maceió, como a reforma dos terminais do Eustáquio Gomes e do Village Campestre II, no bairro Cidade Universitária. Além disso, a reconstrução do terminal do Rosanne Collor, que está em andamento, no Clima Bom, e o projeto para a reestruturação de outros equipamentos públicos de transporte, como o terminal do Benedito Bentes.

BRT

A Prefeitura de Maceió também anunciou os investimentos na obra do BRT, que deve atender mais de 600 mil pessoas por dia.

Faixa Verde é exempo de mobilidade ativa em Maceió. Foto: Jonathan Lins/ Secom Maceió

Faixa Verde é exempo de mobilidade ativa em Maceió. Foto: Jonathan Lins/ Secom Maceió

Mobilidade ativa

A ampliação da malha cicloviária de 30 km para mais de 90 km, com trechos interligados como a ciclofaixa do Canaã e a ciclovia das avenidas Durval de Góes Monteiro e Fernandes Lima são exemplos de mobilidade ativa na cidade, bem como as faixas verde e os passeios compartilhados, presentes na orla marítima de Maceió e no bairro Gruta de Lourdes.

Também há investimento em tecnologia, com a instalação de semáforos inteligentes e 4G, que permitem ajustes remotos na rede semafórica, para melhorar a fluidez nas principais vias da capital alagoana.

O DMTT mantém estudos para melhorar o fluxo de veículos, que se intensificou em reflexo ao aumento da frota. Maceió alcançou nos últimos 10 anos, a marca de capital do Nordeste com o maior crescimento no número de veículos, 44%.

PlanMobi

Os investimentos em diversas ações para a melhoria do transporte público municipal vão continuar sendo prioridade para tornar o trânsito de Maceió mais eficiente e seguro, promovendo uma mobilidade urbana com mais conforto e respeito aos maceioenses.

Para aprimorar, ainda mais, o sistema viário da capital alagoana será construído com a participação popular, o Plano de Mobilidade Urbana de Maceió (PlanMobi).

É com esse intuito, que o DMTT integra o grupo de elaboração do plano, junto ao Instituto de Pesquisa, Planejamento e Licenciamento Urbano e Ambiental (Iplam), a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) e a Secretaria Municipal de Ações Estratégicas e Integração Metropolitana (Semaemi). A iniciativa tem o apoio da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para a execução de estudos técnicos.