O prefeito Cícero Almeida determinou à Secretaria Municipal de Saúde o acompanhamento integral de todas as denúncias que envolvem as clínicas prestadoras de serviços do programa nacional de atendimento aos portadores de glaucoma.

Em nota, a Prefeitura de Maceió esclarece que, desde o mês de agosto de 2011, a Secretaria Municipal de Saúde vem adotando medidas de regulação para facilitar o acesso dos pacientes ao diagnóstico e ao tratamento do glaucoma, respeitando as normas legais.

“Em outubro de 2011 a Secretaria Municipal de Saúde manifestou ao Ministério da Saúde sua preocupação para com a continuidade da assistência aos pacientes, em virtude de modificações nas portarias federais que regiam este programa e que geraram conflitos na gestão do processo. O município aguarda apuração dos fatos levantados pela auditoria nacional, em relação às clinicas prestadoras de serviços, para adotar as medidas cabíveis, na forma da lei”, diz a nota.

A Prefeitura esclarece ainda que, em virtude de não existir por parte do Ministério da Saúde a determinação para o descredenciamento das clínicas auditadas, e ciente da responsabilidade com mais de 18 mil portadores de glaucoma de Maceió, o Município trabalha incansavelmente pela manutenção do atendimento aos pacientes do referido programa.