A rota da escravatura negra no mundo embarcou nos navios negreiros as mais severas formas de exploração colonial e opressão, mutilando milhões de vidas e identidades do Continente Negro.
O racismo está enraizado no colonialismo e a reprodução dessa chaga universal e as subseqüentes formas de dominação social, econômica e cultural pelas elites, na sua grande maioria branca, subsiste até os dias de hoje.
Como problematizar entre conversações sócio-históricas e o discurso político as raízes da ideologia racista nas Américas?
Como estabelecer espaços de debates contemporâneos e coletivos visando socializar as contribuições efetivas de culturas distintas sobre um tema comum: a promoção de uma sociedade menos racista e menos desigual ?
O Projeto Raízes de Áfricas, movimento social negro alagoano, com o apoio da Fundação Cultural Palmares, Ministério da Educação/SECADI, Federação das Indústrias do Estado de Alagoas, Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, dentre outros realiza de 19 a 23 de março do ano corrente, o X Ígbà- Seminário de Conversas Afro-Internacionais: “Im/Ex-pressão Afrodescendente nas Américas” que tem como objetivo dialogar, a partir das impressões e expressões, de países das Américas, sobre a capilaridade das políticas de direitos humanos, visando a afirmação e consolidação dos direitos civis e sociais das diversidades de grupos étnicos, enfatizando as populações afrodescendentes e sob a ótica de gênero, ressignificando o papel do estado, como principal condutor político para garantir e executar essas práticas.
O X Ígbà-Seminário de Conversas Afro-Internacionais:“Im/Ex-pressão Afrodescendente nas Américas” tem como base o 21 de março- “Dia Internacional contra a Discriminação Racial” e a preparação do "II Ano de Celebração da Vida e Obra de Abdias Nascimento”.
Ainda, na programação teremos a apresentação do nome de Abdias Nascimento para o Livro de Aço dos Heróis Nacionais e lançamento formal do Troféu Nacional Erí-okan- Uma homenagem a Abdias Nascimento.
E para celebrar o Mês Internacional da Mulher estamos preparando a Exposição Fotográfica em P&B;*Asè à Mulher Negra!, que acontecerá no Teatro Abelardo Lopes/SESI- Galeria Arte Center. Av. Antonio Gouveia, 1113- Pajuçara/Maceió, AL, como parte integrante do VI Festival Alagoano das Palavras Pretas-*Asè à Mulher Negra!- Im/Ex-pressão Afrodescendente.
O X Ígbà- Seminário de Conversas Afro-Internacionais: “Im/Ex-pressão Afrodescendente nas Américas” promove um encontro de atores e atrizes, expressões e modos de vida , representantes institucionais e do movimento social negro e suas impressões sobre a construção contemporânea e possível de uma cultura afrodescendente , reflexão sócio-antropológica sobre a prática do racismo;diagnóstico sobre a adoção de legislação educacional e a questão racial em alguns países das Américas, tais como Colômbia, Estados Unidos, Brasil estabelecendo um profícuo diálogo com países do continente africano. Expressões distintas de uma cultura.
A vasta programação acontece em três dias e lugares alternados, ( 19, 21 e 23).
Você não vai perder, vai?
Informações: (82)8827-3657/3231-4201

Raízes da África