Enquanto o samba é violentado, maldito e ultrajado por Alexandres Pires, Kongs, Neymares e companhia, uma pérola (espero que não aos porcos) foi lançada na televisão.

Ao menos uma.

Quem não viu pode rever pela Internet a primeira parte. Já a segunda vai ao ar nesta sexta, dia 10, às 23:30 horas, na Globo News, com reprises.

Trata-se de um Sarau, programa apresentado por Chico Pinheiro, que tem como convidado nesta edição especialíssima o imenso Roberto Silva: 92 anos, ginga de 20, voz de sempre.

Num país que idolatra e que com histeria lambe botas de uma MPB moribunda e subserviente, salvo raríssimas e honrosas exceções, Roberto Silva, “Escurinho”, brilha.

E está na ativa.

Amém!

Após o surto do pagode de Cohab ou de “maurício”, é preciso que o velho mostre que há muito de novo. E Roberto está gigante no estúdio do Sarau, constrangendo-nos com uma elegância única e anulando as mitológicas do "samba" de auditório, se assim for possível classificá-lo.

O cantor é acompanhado no programa pelo grupo Casuarina, que entrosado, revela-se e faz questão de ser mero coadjuvante frente ao “príncipe do samba”.

Não percam!