Defesa Social aprova projeto do novo Instituto de Criminalística

03/02/2012 06:54 - Polícia
Por Redação

Em reunião com gestores da Secretaria de Defesa Social (Seds) e da Perícia Oficial, os peritos criminais de Alagoas conheceram, nesta quinta-feira (2), o projeto arquitetônico do novo prédio que abrigará o Instituto de Criminalística. Desenvolvido pelo Serviço de Engenharia do Estado de Alagoas (Serveal), o projeto foi aprovado por unanimidade e será construído com recursos próprios do Estado.

O novo IC será erguido no Complexo da Pericia Oficial, no bairro Tabuleiro dos Martins, e será dividido em três blocos, um para perícia interna, outro para o administrativo e o terceiro para a perícia externa e laboratórios. A arquiteta responsável pelo desenvolvimento da planta, Tereza Holanda, enfatizou que o projeto nasceu com a perspectiva de uma futura ampliação e com preocupação ambiental.

“O prédio será erguido no modelo modular que permite praticidade na construção, onde as salas e blocos serão interligados. O projeto também contempla a integração dos blocos por áreas verdes de convívio humanizado, onde as pessoas poderão circular com facilidade entre os setores,” explicou a arquiteta.

A diretora do IC, Rosana Coutinho, destacou a importância da construção da sede própria para o órgão. “É o sonho de todos os peritos, um lugar nosso, que será construído de acordo com critérios e normas técnicas. Elaboramos um caderno de necessidades que foi entregue à equipe do Serveal, que teve a preocupação de nos ouvir para desenvolver o projeto”, afirmou ela.

O secretário de Defesa Social, Dário Cesar, ressaltou o papel determinante do governador Teotonio Vilela Filho na aprovação do projeto e no investimento realizado na Perícia Oficial de Alagoas, que este ano já licitou a construção do novo IML de Maceió.

“Foi um compromisso do governador com os peritos, por entender a importância dessa classe no combate à criminalidade. Por isso, antecipamos e colocamos em prática o protejo da construção do novo IC, que, quando estiver pronto, já receberá os novos peritos contratados por meio do concurso já autorizado também pelo Governo do Estado”, adiantou o secretário.

Com a aprovação do projeto, o próximo passo, segundo o diretor da Perícia Oficial, Roberto Liberato, será dar celeridade ao processo de licitação. “Tivemos o cuidado de contemplar todas as áreas, inclusive a segurança dos servidores. O Serveal irá detalhar o cronograma de construção para anexarmos no processo de licitação e avançarmos em mais essa conquista da Perícia Oficial do Estado,” afirmou o diretor.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..