Noel Nutels - Botânico

19/12/2011 06:28 - História dos Ambientalistas
Por Redação
Image

 

Médico sertanista e sanitarista, colaborador dos irmãos Villas Boas na luta pela preservação dos índios da Amazônia. Um profeta das causas perdidas, conforme definição de Antonio Houaiss, chegou a afirmar que o problema do índio não tinha solução. Mas, em vez de abrir um lucrativo consultório numa cidade grande, foi curar malária, tuberculose e varíola dos indígenas. Excelente contador de piadas, cantador de frevos e emboladas, bebedor de uísque e colecionador de trovas de mictório que trocou o conforto das cidades pelo apostolado das matas, Nutels foi descrito por Ariano Suassuna como uma espécie de quarto dos Irmãos Marx, bom, alegre e risonho.

De origem ucraniana, nascido em Ananiev, Nutels chegou ao Brasil em 1925, em companhia da mãe e de uma tia, a chamado do pai, um judeu foragido das perseguições em sua terra natal que emigrara para a América do Sul pouco antes do nascimento do filho. Após uma estada de alguns anos em Buenos Aires, desembarcou no Recife e fixou residência em Laje do Canhoto, uma pequena cidade do interior de Alagoas, onde a família voltou a reunir-se e o pai transformara-se no pioneiro das vendas à prestação.

 

Criança judia e adolescente nordestino, duas características que o prepararam para o desafio indigenista, Noel viveu os anos de uma infância tardia e iniciou o aprendizado da nova língua totalmente estranha. Curioso, se comunicava por gestos com as crianças nativas assim que desembarcou no Brasil. Começou os estudos regulares em Garanhuns, indo depois para o Recife. Ali fez preparatórios no Instituto Carneiro Leão e cursou a Faculdade de Medicina.

Já formado, chegou ao Rio de Janeiro em 1937. Nomeado médico do Instituto Experimental Agrícola, em Botucatú, transferiu-se depois para o Serviço de Saneamento da Baixada Fluminense, engajando-se então na luta pela erradicação da malária que infestava a região. Convidado em 1942 pelo Ministro João Alberto, Noel, já casado, seguiu com a esposa Elisa para Goiás, integrando a equipe da recém-criada Fundação Brasil Central.

Em 1949, participou da Expedição Roncador-Xingu, chefiada pelos irmãos Villas-Boas. Naturalizado brasileiro, seu nome esteve associado a todas iniciativas pioneiras de medicina social voltada para as carências das populações indígenas e interioranas do Brasil, tendo desenvolvido uma obra magistral de humanismo entre nossos índios. Na década de 60, a imprensa registrava suas andanças pela selva amazônica ou pelo sertão nordestino, lutando muitas vezes inutilmente contra a tuberculose, educando populações inteiras através da literatura de cordel e reconhecendo melancolicamente a tragédia dos índios.

A história de sua vida é contada em Noel Nutels, publicação de sua autoria e diversos colaboradores, editada em 1975. Em 1978, Origines Lessa lançou O Índio Cor-de-Rosa - Evocação de Noel Nutels. Sua biografia romanceada foi publicada em 1997, A Majestade do Xingu, de Moacyr Scliar. Noel Nutels faleceu aos 60 anos, em 10 de fevereiro de 1973.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..