Progressistas da rede querem que eu leia o livro do Amauri

15/12/2011 07:41 - Adrualdo Catão
Por Adrualdo Catão

Os progressistas estão me cobrando uma análise do livro “A privataria tucana” de Amauri Jr. Ainda não li o livro. Esse texto antecipa minhas expectativas sobre o livro e a movimentação causada por ele.

Vocês já ouviram falar dos blogueiros progressistas? São aqueles que, demitidos da “grande mídia”, como eles gostam de chamar, encontram abrigo debaixo da saia do governo petista. Com grandes somas em patrocínios estatais, dedicam a vida a falar bem do governo e mal da oposição. Eles também se dizem de esquerda, mas isso nem é o pior dos males...

Eu, por exemplo, não sou um blogueiro progressista. Sou independente, mas tenho lado. Meu lado é o do estado de direito e dos valores liberais. Acredito na ética centrada na proteção do indivíduo. Por isso, meus textos enaltecem esses valores, e não outros. Ao contrário dos blogueiros progressistas, sou independente, mas não sou neutro.

O PT representa, hoje, a hegemonia de um partido com crenças velhas e ações voltadas para piorar nossas instituições democráticas. Petistas flertam com a democracia liberal, mas apenas para manter a estabilidade. Seus valores ainda são os mesmos e aparecem em seus discursos antiliberais. São contra um Estado eficiente. Gostam de gastos com companheiros na máquina. Claro que existem petistas sérios. Estou fazendo uma generalização.

Tudo bem que o partido nem sempre age assim. Mas não é porque não quer, é porque não pode. Para ganhar a eleição, Lula teve que renunciar a muitas de suas crenças antiliberais. Isso o tornou palatável e permitiu, com sua vitória, a continuidade de um projeto para o Brasil, que começou com Collor e ganhou com FHC seus contornos institucionais mais sofisticados.

O PT, então, curva-se ao ideário liberal na economia por necessidade e não por convicção. Por isso, ao mesmo tempo em que promove privatização de aeroportos, demoniza os tucanos justamente pela privatização. Justamente aquilo que de melhor fizeram os tucanos no poder! Tirar do Estado o peso enorme das estatais, que agora geral mais tributos do que antes geravam em lucros. Como justificar tanta incoerência? É tudo uma questão de conveniência estratégica. Para melhorar aeroportos, o ente privado é necessário. Assim, as crenças antiliberais perdem espaço para a governabilidade. Na campanha, o PT falará mal das privatizações de novo.

O PT, junto com seu ideário antiliberal, é, em certos âmbitos, hegemônico. Na academia, por exemplo, não ser petista é coisa rara e mal vista. Identificar-se não apenas com a social-democracia, mas com a demonização do liberalismo e, mais amplamente, do capitalismo, é o típico pensamento da elite que domina o serviço público brasileiro.

Isso não deixa de ser um retrato da incompreensão sobre o papel das empresas e do lucro num Estado capitalista. Talvez se os servidores descobrissem que o dinheiro que é usado para pagar seus salários vem, justamente, do lucro das empresas e da renda das pessoas que produzem riqueza, deixariam de lado as velhas bobagens antiliberais.

Mas essa hegemonia é tão grande que, mesmo no poder há tanto tempo, o PT ainda consegue posar de vítima. E o pior, há um bando de seguidores que leva a sério esse comportamento. Pensam realmente que há uma “direita reacionária” que o PT enfrenta e que, por isso, mesmo estando no governo, precisa de proteção.

Se existe uma direita reacionária, ela está justamente ao lado do PT no governo! Onde estão Sarney e Collor? Onde está Renan Calheiros? No colo da presidente Dilma! Onde estão as grandes empresas brasileiras? Penduradas nas benesses e incentivos fiscais dados aos companheiros. Onde estão os bancos? Todos com o PT.

Veja o que acontece hoje na rede e, especialmente, com esse blogue. Como sou declaradamente de direita liberal, a turma vem sempre aqui me aperrear. Agora o tema da vez é o recente livro do Amauri Jr. (seria aquele apresentador de TV?), chamado “A privataria tucana”. O livro é uma espécie de dossiê sobre os subterrâneos do processo de privatização do governo FHC.

A turma está tomando o livro como uma sentença de condenação transitada em julgado. Cobram das grandes redes de TV que apresentem o livro em seus telejornais. Cobram da Revista Veja que dê uma capa para o livro. Cobram até desse mero blogueiro que fale sobre o livro...

Essa turma é uma piada!

Só um idiota para pensar que há processos completamente honestos em política. Conheço políticos honestos, mas nem esses conseguem se cercar apenas de anjos ou santos. Posso imaginar a quantidade de informação privilegiada ou tráfico de influência que deve ter rolado nesse processo de privatização. Tanto dinheiro envolvido!

Eu já disse aqui o que penso sobre corrupção. Ela está errada em qualquer governo, em qualquer partido. Não defendo corrupto. Não sou petista. Em todos os governos há corrupção.

O que distingue o PT dos demais partidos é o discurso sobre a corrupção. Para o PT, a corrupção é um método. O maior exemplo foi o mensalão. A corrupção a serviço do poder e serve como justificativa deste. Se os conservadores sempre roubaram, o PT também tem que fazê-lo, ainda mais por representar os anseios do povo. Esse é o discurso cretino dos petistas.

Não sejamos injustos com os fatos. Lembram do caro Arruda? Foi expulso do DEM. Quantos mensaleiros foram expulsos do PT? Não só não foram expulsos como fazem parte de comissões e ainda dão pitaco no governo Dilma. Vejo até hoje petistas defendendo José Dirceu.

Nos outros partidos, o político tem vergonha de roubar. No PT, ele tem orgulho.

Imaginemos então que o livro traga, mais de 10 anos depois, provas que nunca foram usadas na inúmeras ações que o MPF impetrou na época. Documentos que não estão nos inúmeros processos em que os “movimentos sociais” barravam os leilões por meio de liminares. Imaginemos que o livro seja, realmente, uma bomba no colo de José Serra. Ele que se dane! Que responda na Justiça. Que pague pelos supostos crimes.

O que os petistas querem, porém, não é isso. Acusações como as que estão no livro já foram feitas inclusive pela própria revista Veja. A coisa é prato requentado. O que eles querem é tirar o foco do roubo do governo atual, para focar num político que nem sequer exerce cargo público. O que eles querem é afundar José Serra.

Querem equivalência entre um ministro consultor (Fernando Pimentel), amigo de Dilma, e que está atualmente em ação, e uma denúncia de 10 anos atrás! Querem equivalência entre a notícia da queda de seis ministros por corrupção e uma denúncia requentada num livro! Sem contar a má fama desse Amauri, envolvido com dossiês e cheio de processos nas costas. A mídia pode até ser golpista, mas não é burra...

Petistas têm que entender que o livro é apenas... um livro! Se, e quando eu quiser, lerei o bicho. (Há outros na fila) Se, e quando eu quiser, escreverei aqui o que achei dele. Se algum petista quiser me presentear, ficarei ainda mais feliz, pois não estarei dando dinheiro para esse picareta.

Por ora, digo apenas que não tentem me fazer de besta. Sei diferençar militância política de preocupação com o erário. Eu condeno a corrupção de qualquer governo. Petistas podem fazer o mesmo?

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..