O I Ìgbà Ábídi Seminário Afro-Brasileiro”Celebração da Vida e Obra de Abdias Nascimento”, ocorrido dia 12 de novembro, no auditório da Faculdade Integrada Tiradentes agregou diversas gentes das Alagoas, Bahia, Rio de Janeiro, Pernambuco, Ceará, Minas Gerais, São Paulo, Belém do Pará, Maranhão, Santa Catarina e do mundo da Nigéria, Gana e Estados Unidos.
O I Ìgbà Ábídi Seminário Afro-Brasileiro”Celebração da Vida e Obra de Abdias Nascimento”, realizado pelo Projeto Raízes de Áfricas, com o apoio da Federação das Indústrias do estado de Alagoas,Secretaria de Estado da Mulher da Cidadania e dos Direitos Humanos, Secretaria de Estado do Planejamento e do e Desenvolvimento Econômico,Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda, Restaurante Akuaba, Fundação Cultural Palmares e Secretaria de Políticas para Promoção da Igualdade Racial e trouxe o som dos tambores mágicos da Nigéria que ecoou na cadência da saudade de “Baba Abdias”- como diria o nigeriano Félix.
Em Nigéria amávamos muito “Baba Abdias” reafirma Félix, o professor nigeriano, carregado de emoção, ao falar do líder negro brasileiro, Abias Nascimento.
O Igba foi o que tinha de ser: um encontro das muitas e diversificadas gentes interessada em celebrar o ícone da cultura e memória negra.
O brasileiro negro Abdias Nascimento militante, ativista e intelectual de renome nacional e internacional.
Comissão
A Comissão Nacional Negra foi criada com representações do movimento negro dos estados participantes do Seminário, tendo como objetivo a construção de redes sociais , como contributo imprescindível, para a continuidade das ações que fundamentem a história do Espaço Abdias Nascimento, no solo sagrado de Palmares, como também estruturar a entrega do Prêmio Nacional – Erí-okán -Uma homenagem a Abdias Nascimento.
A proposta do Prêmio Nacional Erí-okán que em yorubá quer dizer consciência será outogrado, anualmente, a 13 entidades ou personalidades que contribuem de forma relevante para o desenvolvimento intelectual, social, político, econômico da população negra.
O regulamento do Prêmio Nacional – Erí-okán -Uma homenagem a Abdias Nascimento, será construído, coletivamente pela referida comissão, assim composta.
1-Arísia Barros, Projeto Raízes de Áfricas, AL
2-Elisa Larkin Nascimento- IPEAFRO/RJ
3-Antônio Carlos (TC) -Rede Mocambo,SP
4-Djalma Corrêa - Mestre da percussão brasileira- Minas Gerais
5-Marta Almeida – Movimento Negro Unificado- Pernambuco
6-Ivaldo Ananias Machado da Paixão- Presidente da Secretaria Nacional do Movimento Negro do PDT –Ceará
7-Carlos Martins- Instituto Abdias Nascimento, AL
8-Laurita Christina- Instituto Abdias Nascimento, AL
9-Adomair Ogunbiyi – Movimento Negro Unificado- Maranhão
10-Ilma de Jesus - Movimento Negro Unificado-Maranhão
11-Zélia de Deus – Associação Brasileira dos Pesquisadores Negros, Belém-Pará