*A atriz carioca Léa Garcia nasceu em 11 de março de 1933 e hoje é uma das atrizes negras mais renomadas do teatro e da televisão no Brasil.
Na juventude amava a poesia e admirava as obras de Cruz e Souza e Langston Hughes, poetas que a influenciaram nas reflexões sobre a situação do negro.
Aos 16 anos preparava-se para cursar a Faculdade de Filosofia quando conheceu o Teatro Experimental do Negro e juntamente com outros jovens, ingressou na companhia liderada por Abdias do Nascimento.
Em 1952 estreou como atriz em Rapsódia Negra, de Abdias do Nascimento, no Teatro Recreio, recitando o poema "Navio Negreiro" de Castro Alves.
Apareci em público pela primeira vez na “boite” Acapulco. Era a “Rapsódia Negra” e figurei num quadro – o Navio Negreiro – com um grupo do Teatro Experimental do Negro. No grande “show” dançava, fazia um lamento de Mãe Preta e declamava.
A atriz Léa Garcia participa do Ìgbà Ábídi Seminário Afro-Brasileiro Celebração da Vida e Obra de Abdias Nascimento, que acontece dia 12 de novembro, em Maceió, AL quando fará a leitura do Poema Navio Negreiro.
O Ìgbà Ábídi Seminário Afro-Brasileiro Celebração da Vida e Obra de Abdias Nascimento inicia a cerimônia de deposição das cinzas do grande líder, que acontece dia 13 de novembro e tem como objetivo prestar uma homenagem significativa a memória e legado do estadista e militante Abdias Nascimento, agregando no entorno de sua história, diversas gentes de militantes/ativistas a intelectuais de renome nacional e internacional.
Serviço:
Dia 12 de novembro: Ìgbà Ábídi Seminário Afro-Brasileiro: “Celebração da Obra e
Vida de Abdias Nascimento”
Local: Faculdade Integrada Tiradentes
Horário: 08 às 18 horas
Certificação: 10 horas
Dia 13 de novembro:
Cerimônia de Deposição das Cinzas de Abdias Nascimento
Horário: 09 às 15 h
Local: Lagoa dos Negros,Serra da Barriga,AL
Para inscrever-se basta enviar um e-mail para celebrandoabdias@gmail.com
Mais informações: (82)8827-3656/3231-4201
* Entrevista à Revista Fonfon, 1957
Com informações http://www.ipeafro.org.br