O I Seminário Afro-Internacional Ìkà We Ìmò! Leitura e Saber, acontece no dia 28 de outubro, das 10 as 17 horas, como parte integrante da V Bienal Internacional do Livro, em Maceió-AL e visa consolidar um espaço permanente de discussão e o controle social relativo a garantia da funcionalidade das políticas de ações afirmativas, preservando os eixos mais relevantes: pesquisa, discussão e mobilização popular.
O I Seminário Afro-Internacional Ìkà We Ìmò! Leitura e Saber tem como objetivo específico promover debates, com os mais diversos especialistas, sobre a literatura dos povos africanos, das populações afro-descentes no Brasil e da diáspora.
A programação do seminário consta de conferência, mesas e painéis centrados nas experiências da produção de significados afirmativos para a história africana e afrobrasileira nos currículos das escolas de educação básica e ensino superior brasileiras.
Uma das mesas redondas denominada: “A Coleção História Geral da África em Português e o processo de reconhecimento do patrimônio cultural da África” marca o lançamento oficial, em Alagoas, da coleção, História Geral da África.
Aberto aos mais variado público o I Seminário Afro-Internacional Ìkà We Ìmò! Leitura e Saber agregará estudantes, acadêmic@s, intelectuais, professor@s,ativistas, militantes do movimento social e sociedade na consolidação do diálogo social como eixo estratégico para potenciar espaços empreendedores de interesse e renovação da temática.
Sobre a Coleção História Geral da África em Português.
Um dos projetos editoriais mais importantes da UNESCO nos últimos trinta anos, a coleção História Geral da África é um grande marco no processo de reconhecimento do patrimônio cultural da África, pois ela permite compreender o desenvolvimento histórico dos povos africanos e sua relação com outras civilizações a partir de uma visão panorâmica, diacrônica e objetiva, obtida de dentro do continente. A coleção, com 8 volumes, foi produzida por mais de 350 especialistas das mais variadas áreas do conhecimento, sob a direção de um Comitê Científico Internacional formado por 39 intelectuais, dos quais dois terços são africanos.
As inscrições para o I Seminário Afro-Internacional Ìkà We Ìmò! Leitura e Saber estão abertas e podem ser feitas através raizesdeafricas@gmail.com.
Mais informações: (82) 8827-3656/3232-4201