O Mapa da Intolerância Religiosa – Violação ao Direito de Culto no Brasil é um documento inédito de autoria do pesquisador Marcio Alexandre Gualberto, que também é jornalista profissional, Coordenador Geral do Coletivo de Entidades Negras,
Secretário Executivo da Aamap (Associação Afro-Brasileira Movimento de Amor ao Próximo), editor do blog Palavra Sinistra, colunista de Afropress e Conselheiro da CNIPIR/SEPPIR, será lançado no II Ciclo Nacional de Conversas Negras que acontece em Alagoas, de 25 a 27 de agosto, no auditório da Federação das Indústrias do estado de Alagoas, localizado no bairro do Farol.
Segundo Márcio Alexandre, o “Mapa da Intolerância Religiosa – Violação ao Direito de Culto no Brasil’ organiza em nível nacional os casos de desacato à liberdade de culto cometidos contra religiosos da matriz africana, muçulmanos, judeus, católicos, entre outros grupos religiosos, com ênfase nos praticantes das religiões de matriz africana que continuam a ser a vítima preferencial.
A proposta do trabalho-frisa Márcio, não é apresentar apenas denúncias, mas mostrar o quanto se tem avançado no combate à intolerância religiosa e à importância do esforço de organizações e de movimentos sociais e religiosos que se mobilizam, se articulam e pressionam o poder público para pôr um fim à intolerância religiosa.
A intenção é de que a publicação não seja uma ação pontual e dê início a um projeto permanente com a criação de um site que receba denúncias de todo o país, aponte os estados onde ocorrem mais casos e encaminhe as denúncias aos órgãos respectivos de cada estado ou município para que possam dar solução às intolerâncias sofridas.
O lançamento do Mapa acontece às 8h30, do dia 26 de agosto na mesa temática “Uma Longa Conversa sobre Igualdade Racial é para Valer?”: Enfrentamento do Racismo Institucional, Defesa e Liberdade Religiosa.

Serviço: II Ciclo Nacional de Conversas Negras: ‘Agosto Negro ou o Que a História Oficial Ainda Não Conta”
Dias: 25, 26 e 27 de agosto
Horário: 08 às 18 horas
Local: Federação das Indústrias do Estado de Alagoas, Av. Fernandes Lima, 385, Auditório Gilberto Mendes de Azevedo 1º andar – Farol
Inscrições gratuitas.
Certificação de 30 horas.
As inscrições podem ser solicitadas pelo e-mail raizesdeafricas@gmail.com
Mais informações: (82) 8827-3656/3231-4201