O II Ciclo Nacional de Conversas Negras: “Agosto Negro ou o Que a História Oficial Ainda Não Conta”, acontece em Maceió/AL, nos dias 25, 26 e 27 de agosto, das 08 às 18 horas, no auditório Gilberto Mendes de Azevedo, na Federação das Indústrias do Estado de Alagoas Av. Fernandes Lima, 385,Ed. Casa da Indústria, 5º andar – Farol 57055-902 - Maceió-AL
Uma iniciativa do Projeto Raízes de Áfricas, o II Ciclo Nacional de Conversas Negras: Agosto Negro ou o Que a História Oficial Ainda Não Conta” é na verdade um fórum aberto, com o intuito de agregar pessoas,idéias,experiências e propostas que enriqueçam e impulsionem a real implementação de políticas públicas, com ênfase, na promoção da igualdade racial.
É um fórum que busca consolidar a construção de parcerias e a prática do diálogo aberto e transparente com diversos segmentos sociais, como investimento, através do trabalho conjunto, para transformação das desigualdades raciais.
A segunda edição do Ciclo Nacional conta com o apoio do governo federal, através do Ministério da Educação/ Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, Fundação Cultural Palmares, Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.
Como também de parceiros públicas, privadas, não-governamentais nacionais. No estado de Alagoas conta com a permanente parceria da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas, Secretaria da Mulher da Cidadania e dos Direitos Humanos, Polícia Civil, Polícia Militar e Faculdade Integrada Tiradentes.
Na programação cultural do Ciclo haverá, no sábado, 27 de agosto, a quinta edição do Festival Alagoano das Palavras Pretas: Orikis: Axés do Sangue e da Esperança: Uma homenagem especialíssima para Abdias Nascimento, que desta vez explora o significado das palavras na poesia de Abdias Nascimento, ainda, desconhecido do grande público.
O Festival contará com a participação de Elisa Larkin do Nascimento doutora em psicologia pela USP e mestre em Direito e em Ciências Sociais pela Universidade do Estado de Nova Iorque. Co-fundadora e atual diretora-presidente do IPEAFRO – Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros idealizou e organizou o curso “Sankofa: Conscientização da Cultura Afro-Brasileira” na PUC-SP e na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Autora de Cultura em Movimento, Guerreiras da Natureza, A Matriz Africana no Mundo, entre outros.
Elisa é esposa de Abdias Nascimento.
Com inscrição gratuita tem carga horária de 30 horas. A inscrição pode ser solicitada pelo e-mail raizesdeafricas@gmail.com ou pelos telefones (82)8827-3656/3231-4201
Você não vai perder essa chance de trocar experiências e fazer parte dessa construção.
Vai?

Raízes da África