O Ígbà- IV Seminário Afro-Alagoano: “Igualdade Racial é Para Valer? acontecerá nos dias 06 e 07 – Dia Nacional de Luta contra o Racismo, em União dos Palmares, Alagoas.
A proposta é reunir um público participativo, dentre eles 130 representações das comunidades quilombolas do estado de Alagoas e demais interessados, para não só discutir, como também consolidar um projeto de intervenção substantivo de formação e informação sobre políticas públicas, estimulando a participação social compromissada com o entendimento dos valores sócio-étnicos, identificando lembrando, discutindo, refletindo o 07 de julho de 1978-Dia Nacional de Luta contra o Racismo e associando o racismo como entrave no desenvolvimento sustentável do país.
Na programação consta uma homenagem especialíssima ao maior líder negro brasileiro do século XX, Abdias Nascimento.
E visando instancias e mecanismos que ampliem a participação dos diversos segmentos sociais no planejamento e execução do Igbà e a homenagem a Abdias, reunimos no dia 14 de junho, no auditório da FAPEAL instituições, que responderam ao chamamento ,e durante duas horas discutimos proposições e estabelecemos prioridades e responsabilidades para a plena execução da ação.
Hélia Coelho da Paz, Superintendente de Direitos Humanos da Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, representando Kátia Born, falou da importância para a Secretaria da Mulher de ser co-partícipe na construção de espaços onde a população minoritária de direitos tenha espaços de visibilidade.
Kátia Born, a Secretária da Mulher acrescenta que a Secretaria da Mulher está com as portas abertas para ajudar a consolidar um dos capítulos mais significativos da história do Brasil, que fala sobre Quilombo dos Palmares e seu povo contemporâneo e reforça:“Abdias Nascimento é um ícone dessa nossa história brasileira , portanto merece todas as honras”.
Samuel Gustavo, representando a Polícia Civil abriu sua apresentação afirmando que a Polícia Civil assume o compromisso de contribuir com ações específicas para atendimento às demandas do Ìgbà.
Marcílio Barenco, diretor geral da Polícia Civil, diz que: “a participação da PC nesse projeto e as ações realizadas são sementes que estão sendo plantadas. “É um desafio institucional que carece de uma mudança na cultura da sociedade do país”.
Cláudio Figueiredo, ou o mestre Cláudio representante do Escritório da Fundação Palmares em Alagoas lembra que estudou com Abdias Nascimento e Elisa Larkin e, percebe a homenagem a Abdias como instrumento de ação política de oportuno reconhecimento a um cidadão brasileiro que muito contribuiu para a construção de um olhar social positivo valorizando a cultura e história da população afro descendente. “Abdias não foi só grande para o Brasil, diz emocionado, e sim para o mundo todo, assim como o é a Serra da Barriga e o Parque Memorial Quilombo dos Palmares”.
Mesmo não comparecendo a reunião, Paula Sarmento, Secretaria de Cultura do município de Maceió frisou que é uma firme parceira da ação, como também, assim asseverou o deputado federal, Maurício Quintella.
A Secretária de Turismo de União dos Palmares, Izabel Helena Padilha Maia reforça o interesse do prefeito, Areski Freitas, de estimular e consolidar um roteiro de valorização dos espaços negros, em Palmares.
Como apoiadora oficial permanente nas construções étnicas contamos com a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas.
Impossibilitada de comparecer a professora doutora Nanci Helena Rebouças Franco, professora adjunta da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) diz que: “reitero o meu compromisso com as nossas causas e me coloco à disposição para a próxima reunião’
A próxima reunião acontecerá dia 21 de junho, terça-feira, às 09 horas, no auditório da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas – FAPEAL, Rua Melo Moraes, 354, Centro, Maceió-AL.
Sinta-se convidad@