ÌGBÀ na língua africana quer dizer encontro.

Estabelecer espaços de formação continuada, socializando instrumentos e mecanismos válidos que contribuam para a discussão social sobre o racismo e as possibilidades de rompê-lo, nos vários campos da sociedade, criando o enfrentamento às vulnerabilidades e diferentes violências - racial, de gênero e social - a que estão sujeitas as meninas e mulheres é um dos objetivos do Ígbà-III Seminário Afro-Alagoano, que acontece dia 25 de maio-Dia da Libertação da África, das 08 às 16 horas.
O Ígbà-III Seminário Afro-Alagoano realização do Projeto Raízes de Áfricas conta com a parceria da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas, da Fundação Municipal de Ação Cultural de Maceió, da Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte e da Polícia Civil do estado de Alagoas.
 A programação é aberta ao público e as inscrições online estão disponíveis até o dia 22 de maio e podem ser realizadas através do formulário disponibilizado abaixo e enviado para o seguinte e-mail:raizesdeafricas@gmail.com
Os participantes receberão certificação de 10 horas.

Sobre o 25 de maio- Dia da Libertação de África.
Em reunião acontecida em 25 de maio de 1963, em Adis Abeba, capital da Etiópia, líderes africanos criaram a OUA (Organização da Unidade Africana), hoje, União Africana..
Dada a importância, a ONU (Organização das Nações Unidas), instituiu em 1972, o dia 25 de Maio, como o Dia da Libertação de África. A OUA ao mostrar-se incapaz de resolver os conflitos surgidos, em todo o continente (guerras, golpes de estado, enorme dívida externa,…), em 1979, percebeu necessidade de criação de uma Comunidade Econômica Africana (CEA), semelhante à existente na Europa naquela altura. Dez anos depois (1990), a idéia deu os primeiros passos. Chefes de estados da OUA, convidados pelo seu homólogo Líbio, Mouamar Khadafi, reuniram-se extraordinariamente na cidade de Sirte para a criação da União Africana (UA). No dia 11 de Julho de 2002, a UA foi institucionalizada, em Durban, África do Sul, tendo como objetivo fazer face aos desafios com que o continente se defronta, perante às mudanças sociais, econômicas e políticas, bem como aos objetivos enunciados na carta da OUA e no projeto de criação da Comunidade Econômica Africana.

Serviço: Ígbà- III Seminário Afro-Alagoano
Data: 25 de maio
Horário: 08 às 16 horas.
Certificação: 10 horas
Local: Federação das Indústrias do Estado de Alagoas
Avenida Fernandes Lima, 385 Casa da Indústria,
Informações: (82)8827-3656