Agentes do Núcleo de Inteligência da Deic (Divisão Especial de Investigações e Capturas), da Polícia Civil de Alagoas, prendeu nesta quarta-feira (13) o traficante Anderson Matias Moura, 22 anos, conhecido por “Nego Anderson”, integrante da quadrilha desmantelada no início desta semana, em União dos Palmares, pela denominada “Operação 1000 graus”. Ele foi localizado na cidade de Arapiraca para onde fugiu na noite anterior à operação.
“Nego Anderson” responde por crime de latrocínio e já havia sido preso em 2008, juntamente com o comparsa José Antonio de Melo, conhecido como “Costela”, 30 anos. “Costela” é acusado de pelo menos sete crimes de morte, e era apontado como o chefe do tráfico de drogas na região. O último crime atribuído a ele é o roubo seguido de morte (latrocínio), ocorrido no dia 7 de agosto daquele ano, e que vitimou o paraplégico José Alves da Silva Filho, assassinado dentro de sua residência.
Com a prisão de “Costela”, o irmão dele - Luciano Soares da Rocha, 24 anos, conhecido como “Lú do Bloco”, passou a comandar o tráfico tanto em União como em toda a Zona da Mata alagoana.
Segundo a Deic, “Nego Anderson” também foi preso, em outra ocasião, no município de Lajedo (Pernambuco), em companhia de Ivanildo do Nascimento, o "Aranha", considerado um dos maiores traficantes de Alagoas e, atualmente, recolhido no presídio federal de Porto Velho (Rondônia).
Apontado como um dos braços armados do grupo de “Lú do Bloco”, ele responde ainda por crimes de tráfico de drogas, formação de quadrilha, falsidade ideológica e porte de arma na 5ª Vara Criminal da Comarca de Arapiraca.
Durante a “Operação 1000 graus”, na última terça-feira (12), a Polícia Civil prendeu oito pessoas, dois carros, três motocicletas, sete armas, quinze quilos de maconha e cerca de dois quilos de crack.
As prisões aconteceram na localidade conhecida como Vaquejada. Lá, foi detido o maior traficante da região, o “Lú do Bloco”, junto seu comparsa, Isaías da Silva, conhecido como “Peu”, envolvido em vários crimes de homicídio e tráfico, em Maceió. Também foi preso Lucas Daniel Correia, o 'Pé na Cova', foragido de Sergipe.
Além deles, também foram detidos: Ulisses Fortunato Pereira da Silva, 27 anos; Eliton Batista da Silva Melo, de 22 anos; Laelson Cardoso, de 20 anos; Fábio Gerânio Bezerra, e um menor de 16 anos.
“Lú do Bloco” e “Peu” teriam entrado recentemente para a facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), que teve origem em São Paulo.