O advogado da família Calheiros, Fernando Muniz, confirmou nesta segunda-feira, 11, que o alagoano Floro Calheiros deixou uma série de vídeos como dossiê antes de morrer em uma troca de tiros em Barreiras, BA, no domingo, 10.
"Ele deixou sim uma série de vídeos, assisti alguns. Neles, Floro conta como ele foi injustamente incriminado e cita alguns nomes envolvidos em crimes", afirmou o advogado.
Segundo o advogado, os vídeos serão expostos para sociedade, mas não disse a data.
SSP-SE detalha ação policial
O secretário de Estado da Segurança Pública, João Eloy de Menezes, juntamente com gestores da Polícia Civil e Polícia Militar de Sergipe, e da Polícia Federal (PF) e Polícia Rodoviária Federal (PRF), detalharam na tarde desta segunda-feira (11) a investigação que culminou com a localização do agiota foragido Floro Calheiros Barbosa, e a operação que acabou com sua morte, do seus sobrinhos Lucas Calheiros e Rafael Borges.
Também foi informado o estado de saúde do filho de Floro, Rafael Calheiros, que foi baleado durante a ação policial e, após ser medicado na cidade de Gurupi (TO), foi transferido para o Hospital da Polícia Militar de Sergipe (HPM), em Aracaju, onde se encontra custodiado.
Durante a coletiva, o secretário João Eloy ressaltou a importância da sintonia do trabalho das forças policiais estaduais com as federais.
"Vale ressaltar que os trabalhos surgiram de um Acordo de Cooperação Técnica entre a Polícia Federal e Polícia Civil de Sergipe com o apoio da Polícia Rodoviária Federal e das polícias militares dos estados do Tocantins e da Bahia. O trabalho foi muito bem feito e a idéia era prender os foragidos, que infelizmente não atenderam à ordem de prisão, tentando escapar por duas vezes do cerco da polícia", explicou João Eloy.
De acordo com o delegado da Polícia Federal Marcos Custódio, a rapidez no repasse de informações entre os serviços de inteligência foi fundamental para que as equipes de campo localizassem a casa onde o Floro estava abrigado.
"A sintonia fez com que indentificássemos, também, a rota de fuga dos procurados", salientou Custódio, que explicou ainda o motivo da transferência imediata do filho de Floro Calheiros, Fábio, do estado do Tocantins para Aracaju. "Por questão de segurança dos policiais e do próprio Fábio, que estava em uma unidade hospitalar acanhada, foi feito a sua transferência com todo aparato hospitalar, onde foi utilizada uma aeronave equipada com UTI aérea com um corpo médico", pontuou.
Floro Calheiros será sepultado nesta terça-feira em cidade baiana
Os corpos de Floro Calheiros, do sobrinho Lucas Calheiros e de Rafael Borges continuam no IML de Barreiras. O sepultamento de Floro será na cidade de Teixeira de Freitas, no extremo Sul da Bahia, nesta terça-feira (12).
O filho do foragido da justiça sergipana, Fábio Calheiros, permanece internado no Hospital da Polícia Militar, em Aracaju.
Fábio foi atingido com um tiro de fuzil no abdômen durante troca de tiros. Ele sofreu intervenção cirúrgica e não corre risco de morte.
Floro Calheiros é acusado de ser o mandante do atentado contra o presidente do TRE, Luiz Mendonça, ocorrido no dia 18 de agosto do ano passado e outros crimes.