A movimentação, durante a manhã, no Instituto Médico Legal Estácio de Lima (IML), foi intensa. Desde cedo, os presos na Operação Mascotch foram encaminhados para a sede do órgão onde fizeram exame de corpo delito. Em seguida, os presos são levados para a sede da Polícia Federal onde ficam detidos.

A primeira pessoa a ser presa e chegar ao IML foi uma mulher, identificada como Juliane Tavares de Freitas. Ela reside no bairro da Ponta Verde, em Maceió, onde foi detida. Ainda não se sabe qual o município ela tem ligação.

Um dos presos foi o secretário de Educação de Limoeiro do Anadia, José Soares dos Santos, que teve sua prisão feita por policiais federais, expedida pela 8ª Vara Criminal de Arapiraca. Na mesma cidade, a PF também prendeu Heloísa Maria Cruz Ferro, primeira-dama do município.

Angela Garrote, ex-prefeita de Estrela de Alagoas, foi detida no município. Já em Belo Monte, os agentes da Polícia Federal prenderam duas pessoas: a primeira dama do município, Mônica Tenório, e o ex-secretário de Finanças, Fernando Barbosa.

Cumprindo os mandados de prisão, a Polícia Federal também esteve na cidade de Lagoa da Canoa, onde prenderam a primeira dama da cidade, Fabiana Apóstolo Lima, e a secretária de Educação, Deusdete dos Santos.

Na cidade de Traipu foram detidas a vice-prefeita, Juliana Machado, e a primeira dama, Juliana Kummer. Em Feira Grande, Rosa Brandão e Maria Lira Soares também foram detidas. Charles Douglas e Maria Alanir Lira Soares de Almeida também chegaram ao IML, mas os cargos e cidades não foram confirmados.