Acontece hoje (21) depois do carnaval a primeira reunião ordinária da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e na pauta estão alguns assuntos importantes, como o projeto criado pelo senador Benedito de Lira, propõe que municípios com mais de 50 mil habitantes e que esteja incluído negativamente no Cadastro Único de Convênios (Cauc) não deixem de receber os recursos.
O projeto é interessante mais segundo informações dificilmente passará pela aprovação da maioria da base de apoio do governo federal, que enxergam nesta peneira do Cauc, uma forma de diminuir os custos do orçamento. Uma alternativa mais viável seria dotar as prefeituras ou as entidades municipalistas com técnicos competentes para trabalhar a retirada dos municípios do Cauc.
Cerca de 80% dos municípios alagoanos estão no Cauc, entretanto muitos deles tem conseguido receber os recursos federais através do trabalho consultores competentes e até de empresas que já montar sistema informatizados que conseguem avisar aos gestores públicos quando o município cai no Cauc.
A nova diretoria da AMA também está discutindo internamente as suas mudanças e a expectativa é de surpresas. O que se espera é que os prefeitos, após o Carnaval volte a se mobilizar em torno das lutas municipalistas, que serão tema da Marcha que acontece em maio em Brasília. Estaremos acompanhando passo a passo toda movimentação.
Mozart Luna