As guardas municipais podem ser a soluação para segurança em Alagoas

27/05/2011 04:55 - Mozart Luna
Por Redação


O que falta em Alagoas são mais policiais nas ruas para realizar ações preventivas, entretanto o estado está limitado pela Lei de Responsabilidade Fiscal de realizar concurso público para Polícia Militar. A carência na tropa é de 7 mil homens. Esse buraco seria suprido com o trabalho das guardas municipais.
De imediato a primeira medida seria realmente colocar mais policiais nas ruas. Intensificar o policiamento ostensivo preventivo, melhorar os salários dos policiais e motivá-los ao trabalho. Estas seriam algumas ações imediatas para tentar estancar a onda crimes que assola Alagoas.
Paralelamente seriam desenvolvidas ações para atrair empresas e gerar emprego e renda e capacitar os nossos jovens afastando do ócio e do perigo das drogas, que sempre está presente em todos os momentos dos crimes.
As guardas municipais tem um papel importante dentro desse contexto. Acreditamos que em muitos municípios a situação da segurança pública só não está pior graças a presença dessas guardas. Na verdade a segurança pública, que é uma obrigação constitucional do estado começa a passar para o município.
O processo de municipalização de fazer segurança pública é irreversível. O projeto que está no Congresso Nacional vai dar finalmente dar o ponta-pé inicial para que a segurança pública seja também responsabilidade dos municípios. A Policia Militar caminha para se transformar em uma “Guarda Nacional “, e as guardas municipais auxiliares das ações preventivas nas cidades.
Hoje em Alagoas praticamente todas Guardas Municipais tem a frente oficiais da reserva da PM. Pessoas bem preparadas e treinadas que estão passando seu conhecimento para treinar e capacitar os guardas municipais no combate a criminalidade. A municipalização das segurança público pode ser uma solução para Alagoas.
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..